- n o t í c i a s --

CAMP.NACIONAL SUB13/SUB17 2014
> 31 Maio, Anadia
> Primeiro campeonato nacional de 2014...

ELEIÇÕES FNS 17.MAIO.2014
>
Nova Direção a partir do dia 24 de Maio
> Luís Ferreira liderará a nova direção da FNS

ALGARVE SQUASH OPEN 2014
> 23-25 Maio, Albufeira

> Com o bom tempo a chegar ruma-se ao Algarve...

BAIRRADA SQUASH OPEN 2014
> 25-27 Abril, Anadia

> Rui Soares e Catarina Nunes somam vitórias...

CLÁUDIO PINTO VENCE GJO2014
> 15 Março, Nuremberga - Alemanha

> O português venceu German Junior Open 2014!

CIRCUITOS REGIONAIS
> Terceira etapa começou a 3 de Maio.

> Verifique calendário...

RANKING FNS MASC & FEM 2014
> Versão de 6 de Maio
> Rui Soares e Catarina Sousa mantêm o 1º lugar...
- n o t í c i a s --

 

CLÁUDIO PINTO VENCE GERMAN JUNIOR OPEN
> 15 de Março, Nuremberga - Alemanha

O junior campeão nacional português em 2013 venceu brilhantemente um dos mais importantes torneios do circuito europeu e mundial de juniores, o German Junior Open 2014, cimentando a sua posição no TOP 10 do ranking europeu e mundial de juniores. O nosso atleta venceu por 3-2 o alemão Andre Ergenz numa final muito disputada.
Mais pormenores aqui.

 

MONS AVENTINUS 2014
> 7-9 de Março, Monte Aventino - Porto
> PSA Closed

O circuito Nacional de Squash voltou à cidade do Porto para o torneio Mons Aventinus, o primeiro PSA Closed do ano em Portugal, com um prize money de 1000$USD.
O vencedor esperado foi o espanhol Carlos Ribadas que bateu na final o junior Cláudio Pinto.
O quadro feminino foi ganho, também sem surpresas, pela junior Catarina Nunes, batendo na final a Alexandra Santos.
Resultados completos em squaty.com.

 

STANDBY OLAIAS OPEN 2014
> 24-26 de Janeiro, Olaias Club - Lisboa
> Inicío do Circuito Nacional 2014!

Cumprindo uma tradição antiga, o início do Circuito Nacional regressa ao emblemático Clube das Olaias em Lisboa.
As inscrições estão abertas desde as 18:00 do dia 15 de Janeiro até às 23:59 de terça-feira, 21 de Janeiro, em squaty.com
Pode consultar todos os detalhes, incluindo os do alojamento a preços especiais para os participantes, no regulamento da prova.

 

CALENDÁRIO 2014
> 9 de Janeiro
> Novo Campeonato Nacional de Seleções Regionais!

Foi publicado o calendário nacional de competições desportivas sob a égide direta da FNS bem como o planeamento das ações de formação.

 

ASSEMBLEIAS GERAIS 2014
> Sábado - 8 de Março, Porto - 19:30
> 29 de Março

Ficam marcadas desde já duas AGs para Sábado, 8 de Março, e depois outra a 29 de Março. A primeira servirá para apresentação e votação do relatório de contas dos anos anteriores (2009-2012) e marcação das eleições e a segunda para realizar as ditas eleições.
Encontrará aqui os documentos contabilísticos relevantes para a AG do dia 8 de Março (ficheiro zip).

 

RETROSPETIVA 2013
> Uma visão nacional...

O novo ano será determinante para o futuro da FNS e para o desenvolvimento da modalidade em Portugal. Vai ser um ano de grandes dificuldades e vai ser preciso a colaboração de várias entidades e de todos os associados para que a modalidade não sofra um retrocesso evolutivo.
O ano de 2013 foi um ano de consolidação das atividades mais importantes com um incremento significativo ao nível do número total de competições e ações de formação. O circuito nacional, os circuitos regionais, os vários campeonatos nacionais, e alguns torneios extras de índole local, nacional ou internacional, tornaram o calendário de 2013 muito preenchido.
Num ano de profunda crise financeira conseguiu-se manter um circuito nacional com todos os torneios com um prize money mínimo de 500 euros sem aumentar as filiações ou as inscrições nos torneios. Salientamos também, em geral, uma forte adesão dos atletas, aos circuitos regionais e aos Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias.
Foi um ano importante para a formação de Treinadores e Monitores de squash com a realização de um curso de Assistente de Treinadores e de um Curso de Treinadores de Nível 1 da ESF. Nesta área foram também iniciadas conversações importantes com o IDJ para se formalizar o processo de reconhecimento oficial do papel de Treinador de Squash.
O ano que agora finda foi o mais importante em termos de representações nacionais, quer em termos de seleções, quer em termos individuais. Pela primeira vez na história da modalidade, Portugal esteve presente em todas as competições europeias por seleções e individuais, ainda que não se tenham obtido quaisquer apoios institucionais ou patrocínios empresariais relevantes (com a exceção dos Campeonatos Europeus Seniores Femininos).
Em termos de competições internacionais em solo nacional, o ano fica marcado por uma excelente edição do Portuguese Junior Open, o Torneio Internacional da Madeira e a nova edição do torneio PSA Porto Cup. Em complemento, foram realizados mais seis torneios PSA Closed durante o ano.
Como já vem acontecendo há vários anos, um dos pontos altos do ano foi a participação da seleção nacional sénior no Campeonato Europeu da modalidade e que se realizou em Maio na cidade de Amsterdão, onde Portugal também participou ativamente na Assembleia Geral (AG) da ESF, tendo ganho a realização do Campeonato Europeu de Masters 2014 e do Campeonato Europeu de Juniores Sub-15 e Sub-17 para 2015.
Um aspeto importante da nossa atividade foi a adoção dum sistema online para gestão das filiações e dos torneios e circuitos sob a alçada da FNS, ainda mais porque a empresa Scytale nos disponibiliza o squaty.com sem custos para a federação. Com a ajuda deste sistema conseguimos obter um número recorde de filiações anuais, perto das 250. Relembramos também a contratação de um serviço de contabilidade oficial e que está, em colaboração com a Direção da FNS, a ultimar os relatórios de contas dos últimos três anos para apreciação pelos associados na próxima AG.
Do ponto de vista desportivo salientamos a consolidação do Rui Soares, do Cláudio Pinto e da Catarina Nunes como os grandes dominadores da modalidade em Portugal, ainda que sejam muito jovens, em particular a Catarina Nunes. As seleções nacionais, nos vários escalões etários, sofreram renovações relevantes o que, de alguma forma, afetou o seu rendimento desportivo, sobretudo ao nível da seleção nacional sénior que, numa disputa muito renhida no campeonato europeu em Amsterdão, não conseguiu manter-se na segunda divisão europeia. No entanto, a seleção é muito jovem e de grande potencial, sendo de esperar que em 2014 lute por um dos dois primeiros lugares na divisão três por forma a regressar ao escalão acima.
Infelizmente, o ano terminou com um revés muito impactante para a modalidade em Portugal: o fecho das instalações de squash do Solinca Dragão, que tinha sido o esteio em termos de equipamento desportivo em Portugal, permitindo a realização de importantes torneios internacionais e, com isso, a angariação de recursos monetários vitais para que a FNS pudesse manter as atividades de representação nacional além-fronteiras. O caso é tanto mais grave porque comprometeu a realização do Campeonato Europeu de Master 2014 em Portugal, desbaratando todos os recursos já gastos na sua promoção e inscrição oficial na ESF. Além disso, a FNS incorre ainda multas adicionais avultadas por não conseguir realizar um torneio a que se tinha comprometido com a ESF. Este processo, não só não nos permitirá obter os recursos financeiros que já tinham sido planeados como vitais para as atividades da FNS, como ainda nos obrigou a gastar recursos que agora não terão qualquer retorno e que se impõem como um fardo importante para a estratégia delineada para 2014.
Atendendo a todas as condicionantes dum fim de ano 2013 atribulado, a Direção da FNS propôs um calendário para 2014 com algumas modificações importantes ao que tem sido normal nos últimos anos, sobretudo na programação de alguns campeonatos nacionais (ver novo calendário para 2014). Chama-se também a atenção para as duas AGs marcadas para os primeiros meses do ano, incluindo o processo de eleições para os corpos dirigentes. Nas próximas semanas serão também revistos todos os regulamentos desportivos da FNS por forma a tornar os textos mais claros e incorporar, aqui e ali, modificações que se achem relevantes.
Por fim, atendendo às dificuldades financeiras em que a FNS se encontra, aproveitamos a ocasião para anunciar um inevitável aumento das filiações anuais, ainda que se vá adotar um sistema que permita atenuar os efeitos negativos do aumento. Assim, as filiações passarão a ser de semestrais ou anuais, sendo que as filiações para um semestre serão de 20 euros e as filiações anuais serão de 30 euros. Esperemos que os associados ajudem nesta fase complicada da vida desta federação e que renovem as suas filiações o mais rápido possível e que tragam "mais um amigo também"!
Bom ano para todos!
Bruno Dias
(Pela Direção da FNS)

 

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO 2013
> 30 de Novembro e 1 de Dezembro
> Hotel Tryp Colina do Castelo, Castelo Branco
> Masculinos & Femininos

A prova raínha do nosso calendário nacional foi disputada, mais uma vez, no Hotel Tryp em Castelo Branco, com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Castelo Branco.
O quadro masculino foi de 16 jogadores e o feminino de 5 jogadoras.

Cláudio Pinto revalidou o título ao vencer o nº1 do ranking nacional, Rui Soares, numa final intensa.

Catarina Nunes sagra-se campeã nacional pela primeira vez com apenas quinze anos de idade, batendo com relativa facilidade a Alexandra Santos.

Resultados completos em squaty.com.

 

PORTO CUP 2013
> 15-17 de Novembro
> Monte Aventino, Porto

O jovem britânico Ashley Davies venceu o português Cláudio Pinto na final dum torneio de elevada qualidade com a presença de meia dúzia de jogadores PSA.
No quadro feminino, Catarina Nunes repetiu a vitória sobre a Alexandra Santos.
Na versão final do ranking nacional, Rui Soares e Catarina Nunes confirmam o estatuto de Nºs 1.

 

CAMPEONATO NACIONAL 2ªs CATEGORIAS 2013
> 9-10 de Novembro
> Monte Aventino, Porto

A lista final de participantes está já definida e pode ser verificada em squaty.com. Os atletas com residência a mais de cinquenta quilómetros do Porto e que necessitem de alojamento devem contatar a FNS em fns@correio-electronico.net para marcação do mesmo.

-------------------------
Depois de mais um ano de circuitos regionais, a Direção da FNS vem agradecer a todos os que tornaram possível a sua realização, com mais ou menos sucesso, dependente das regiões. Em particular aos coordenadores regionais.

Agora que estão terminadas as provas dos cricuitos regionais que contam para o apuramento para os Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias a realizar nos dias 9 e 10 de Novembro no Monte Aventino no Porto, a Direção da FNS chegou a um conjunto de deliberações tendo em consideração os seguintes aspetos:

  1. Alguns dos circuitos regionais não conseguiram corresponder às expetativas iniciais em termos de participação média de atletas por torneios;
  2. A Direção da FNS continua a achar que o critério mais relevante na atribuição dos lugares de apuramento direto é a qualidade dos jogadores e não a quantidade de jogadores de cada circuito;
  3. A Direção da FNS não vê necessidade de alterar as expetativas dos atletas que têm apuramento direto em cada uma das regiões;
  4. A Direção da FNS não vê necessidade de levar o regulamento até às últimas consequências em relação ao número de torneios por circuito ou de atletas por torneio por considerar que os circuitos em causa estiveram perto de alcançar os requisitos mínimos além de que seria muito mais prejudicial que benéfico para o squash nacional a anulação de dois dos circuitos por este tipo de questões.

Sendo assim, foi deliberado:

  1. Manter todas as regiões como elegíveis para o apuramento para o CN de 2as;
  2. Cumprir o regulamento no número de atletas diretamente apurados:
    > dos rankings dos circuitos regionais a 22 de Outubro (25): Norte - 6 primeiros, Centro-Sul Litoral - 5 primeiros, Centro-Norte Litoral - 3 primeiros, Centro-Norte Interior - 3 primeiros, Algarve - 3 primeiros, Madeira - 3 primeiros, Centro-Sul Interior - 2 primeiros;
    > do ranking do circuito nacional a 28 de Outubro (7): Os 7 primeiros classificados a partir da 9ª posição;
  3. Adaptar os lugares de substituição dos 25 atletas dos circuitos regionais de acordo com a seguinte ordem cíclica:
    1ª substituição - Centro Norte Interior
    2ª substituição - Centro Sul Litoral
    3ª substituição - Centro Norte Litoral
    4ª substituição - Centro Norte Interior
    5ª substituição - Centro Sul Litoral
    6ª substituição - Centro Norte Litoral
    7ª substituição - Norte
    8ª substituição - Centro Sul Interior
    9ª substituição - Madeira
    10ª substituição - Sul.

Assim, da aplicação do regulamento, resulta a seguinte lista de apurados diretos:

Norte: José Martins, Diogo Paiva, Jose Leite, Yoann Leydet, Rui Meira, Vitor Ramos;

Centro-Norte Litoral: Miguel Mascarenhas, Tiago Almeida, Augusto Paulo;

Centro-Norte Interior: Rui Cruz, Nuno Castro, Rui Ferreira;

Centro-Sul Litoral: Pedro Dâmaso, Luis Santos, Paulo Alves, Alfredo Felicidade, Miguel Galante;

Centro-Sul Interior: Tiago Marques, Paulo Silveira;

Sul (Algarve): Zélio Neto, Andre Leal, Pedro Pina

Madeira: Ricardo Santos, Paulo Marques, Pedro Barros.

Estes atletas devem confirmar a sua presença com a urgência possível, inscrevendo-se nos Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias através do squaty.com até à data limite de 3 de Novembro.

Da mesma forma, os atletas que sejam elegíveis para eventuais substituições de cada região ou do circuito nacional devem efetuar também a sua inscrição no squaty.com como forma de manifestarem a sua disponibilidade em substituir eventuais ausências de atletas apurados diretamente.

Em caso de dúvida, contatem-nos diretamente para fns@correio-electornico.net ou 919 312 312 ou contatem os responsáveis do vosso cricuito regional.

Chamamos desde já atenção que é desejável conseguir-se a confirmação urgente da presença ou ausência dos atletas diretamente apurados, sendo que, dos atletas presentes no referido campeonato e que tenham residência registada junto da FNS a uma distância superior a 50 Kms, terão direito a alojamento gratuito na noite de 9 para 10 de Novembro, em regime de partilha de quarto duplo ou quarto triplo no Hotel das Antas na cidade do Porto.

Na quinta-feira, dia 24 de Outubro, serão abertas as inscrições oficiais para o Campeonato Nacional de 2ªs Categorias no squaty.com, onde os atletas apurados podem confirmar a sua presença bem como os atletas disponíveis para substituir as ausências.

O regulamento desportivo dos está disponível em squaty.com

 

HIKMA CUP 2013
> 25-27 de Outubro
> Quinta da Marinha, Cascais

Aitor Zunzunegui e Catarina Nunes sagraram-se vencedores do último PSA Closed do circuito nacional 2013, vencendo nas respetivas finais Rui Soares e Alexandra Santos.
De realçar que o ranking nacional atualizado depois desta prova determina, a partir da 9ª posição, os 7 apurados diretos para os Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias.
Resultados completos em squaty.com.

 

CAMP. NAC. JUNIORES SUB-15 & SUB-19 2013
> 5 de Outubro, Complexo Desportivo da Anadia

Nuns campeonatos que decorreram num ambiente excelente, foram confirmados, em geral, os favoritos como campeões nacionais. Parabéns a todos!
Aqui fica a lista dos primeiros classificados:

  • Cláudio Pinto (Campeão Masculino Sub-19)
    Cláudio Pinto (Campeão Masculino Sub-19)
  • Catarina Nunes (Campeã Feminina Sub-19)
    Alexandra Santos (Vice-Campeã Feminina Sub-19)
  • Guilherme Prata (Campeão Masculino Sub-15)
    Simão Neves (Vice-Campeão Masculino Sub-15)
  • Iara Gonçalves (Campeã Feminina Sub-15)
    Inês Neves (Vice-Campeã Feminina Sub-15)

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

 

CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS 2013
> CANCELADO

Não tendo havido um número mínimo de equipas inscritas, a Direção da FNS decidiu cancelar a competição em 2013, aproveitando a ocasião para, em 2014, remodelar um pouco o calendário, antecipando esta prova de equipas para os primeiros meses da época desportiva.
Mais informações serão fornecidas quando se publicar a primeira versão do calendário de competições de 2014.

 

VISEU SQUASH OPEN 2013
> 13-15 SETEMBRO
> ForLife, Viseu

O circuito nacional 2013 voltou das férias para uma etapa no ForLife em Viseu, local que acolhe sempre bem os nossos associados no excelente Hotel Príncipe Perfeito**** .
Os vencedores, sem surpresas, foram o Rui Soares e a Catarina Sousa, vencendo nas finais respetivas, Pedro Pinto e Teresa Quelhas.
Resultados completos em squaty.com

 

STANDBY OLAIAS OPEN 2013
> 12-14 JULHO
> Olaias Club, Lisboa

O circuito nacional 2013 voltou a um dos locais mais emblemáticos do squash nacional para o último torneio do circuito antes das férias de Agosto.
Rui Soares venceu o quadro masculino sem surpresas, onde pontificou a ausência de Cláudio Pinto em deslocação ao Campeonato do Mundo de Juniores 2013 na Polónia.
No quadro feminino, com a ausência de Teresa Quelhas, a vitória sorriu, também sem suspresas, à jovem Catarina Nunes. Resultados completos squaty.com

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB-13 & SUB-17 2013
> 1 Junho, Complexo Ténis APAM - Espinho

Tomás Silva (Masculinos Sub-17), Catarina Nunes (Femininos Sub-17), Guilherme Prata (Masculinos Sub-13) e Inês Neves (Femininos Sub-13) sagraram-se campeões nacionais juniores 2013!
Estes jovens atletas derrotaram, nas respetivas finais, Afonso Silva, Alexandra Santos, Simão Neves e Mariana Martins.
Parabéns a todos os participantes, são parte essencial dum futuro risonho para a a modalidade.
Os resultados completos estão disponíveis aqui...

 

CAMPEONATO EUROPEU SUB-17 2013
> 16-19 Maio, Espanha
> Portugal fica em 11º lugar!

Portugal conquistou um excelente 11º lugar no Europeu de Sub-17 realizado em Espanha, depois de ter entrado no torneio como 18º cabeça de série. Contando com uma equipa com apenas três elementos, com destaque para a Catarina Nunes com apenas 14 anos de idade, a seleção nacional teve uma fantástica participação no evento. Parabéns aos atletas, aos seus familiares e ao selecionador nacional.
A equipa nacional: Tomás Silva, Afonso Silva e Catarina Nunes.

 

SQUASH NO PROGRAMA PODIUM (RTP)
> 18 Maio, 16:30 RTP África

A edição de 18 de Maio do programa Podium da RTP África teve um espaço dedicado ao squash. Serviu de introdução desta modalidade naquele programa. No futuro esperam-se outras colaborações com o programa, nomeadamente na divulgação de eventos importantes para a nossa modalidade.
Também poderão aceder ao programa através da RTP Play.

 

COPA IBÉRICA 2013
> 27 Abril, Solinca/Dragão - Porto

No final de Abril re-editou-se a Copa Ibérica, uma das competições de juniores mais tradicionais da península
e serve de antevisão do Portuguese Junior Open.
Os resultados completos estarão disponíveis em breve.
Regulamento da prova.
Quadros/Horários.

 

CAMPEONATO EUROPEU 2013
> 1-4 Maio, Amsterdão - Holanda

No Campeonato Europeu Masculinos Absolutos 2013 Portugal não consegui manter-se entre as equipas da segunda divisão europeia, baixando para a terceira divisão. Num prova muito disputada (Portugal apenas perdeu com a Austria e com a Finlândia) o formato utilizado na contabilização dos pontos acabou por prejudicar Portugal o suficiente para acabar no 19º lugar, um abaixo do que era necessário para nos mantermos na elite dos 18 melhores países da europa. Sabendo que nossa equipa é, genericamente, muito nova, mas de valor, ficamos com a expetativa de podermos, no próximo ano, repetir a proeza de vencermos a 3ª Divisão europeia e tornarmos a subir de divisão.
A equipa liderada pelo Diretor Técnico e Selecionador Nacional José Aguiar foi formada pelos seguintes atletas:

  • Cláudio Pinto
  • Rui Soares
  • Pedro Pinto
  • João Caiano
  • Rui Cruz

De salientar a representação que Paulo Pinto fez da arbitragem nacional.
A todos, obrigado!

 

ALGARVE SQUASH OPEN 2013
> 24-26 MAIO
> Pavilhão Municipal de Albufeira

O circuito nacional 2013 esteve no Algarve, como já é habitual nesta época do ano. Rui Soares levou de vencida Cláudio Pinto em mais uma batalha entre os dois jovens que têm liderado o squash nacional nos últimos anos.
Resultados completos disponíveis online.
Mais pormenores no regulamento da prova.

 

BAIRRADA SQUASH OPEN 2013
> 5-7 ABRIL
> Complexo Desportivo da Anadia
> Grande Hotel do Luso

Rui Soares e Catarina Nunes venceram os respetivos quadros. Enquanto o quadro feminino foi facilmente conquistado pela jovem Catarina, já o quadro masculino foi intensamente disputado desde as rondas iniciais até à excelente final entre Rui Soares e Cláudio Pinto, que o primeiro venceu por 3-2.
Os resultados completos estão online no squaty.com.
Mais uma vez os atletas tiveram excecionais condições de alojamento no Grande Hotel do Luso. Mais pormenores no regulamento da prova.

 

PORTUGAL vs GALIZA, 1ªEdição
> 9 MARÇO, MONTE AVENTINO- PORTO

Tratou-se da 1ª Edição desta prova de caráter amigável e que serve de preparação das nossas seleções para os confrontos internacionais que se avizinham. Serviu também como excelente divulgação da modalidade e a confraternização entre as duas comitivas foi excecional.
Aqui ficam os resultados: Femininos, Veteranos (mistos A e B), Absolutos (A e B).

PORTUGAL
- Seleção Absoluta A: Claudio Pinto (Porto), Rui Soares (Porto), Pedro Dâmaso (Lisboa), Diogo Mendes (Porto) e Marco Alves (Viseu).
- Seleção Absoluta B: Rui Cruz (Viseu), Tomás Silva (Porto), Paulo Alves (Lisboa) e Afonso Silva (Porto).
- Seleção Absoluta Feminina: Teresa Quelhas (Porto), Catarina Nunes (Porto) e Sara Neves (Anadia).
- Seleção Veteranos A: +30 (Fem.) Alexandra Reis (Porto), +35 André Lima (Porto), +40 José P.Leite (Porto), +45 Carlos Mendes (Porto), +50 José Aguiar (Porto), +55 Rodrigo Lobo (Porto).
- Seleção Veteranos B: +30 (Fem.) Marta Lopes(Porto), +35 Miguel Galante (Lisboa), +40 Paulo Pinto (Porto), +45 Pedro Ribeiro (Porto), +50 Manuel da Costa (Lisboa), +55 Sérgio Modesto (Porto).

GALIZA
- Seleção Absoluta A: Carlos Cornes, Jesús Souto, Pascal Gómez (todos ellos del Squash Santiago) e Adán López (Vigo Squash).
- Seleção Absoluta B: Juan Simal, (Squash Pontevedra), Pablo Rdguez (Squash Santiago) , Miguel Mercé e Óscar Mon (Vigo Squash).
- Seleção Absoluta Feminina: Xisela Aranda (Vigo Squash), Sara Esperón e Catuxa Codesido (ambas do Squash Santiago).
- Seleção Veteranos A: +30 (Fem.) Sandra Midón (Squash Santiago), +35 Jesús Pazos (Squash Santiago), +40 Miguel Blanco, +45 Antonio Frías, +50 Alfredo Amigo (todos do Squash Santiago) e +55 José C. Fernández Aller (Squash Pontevedra).
- Seleção Veteranos B: +30 (Fem.) Majú Besada (Squash Santiago), +35 José Laiño (Squash Pontevedra), +40 Bernard Vodopivic, +45 Adolfo Borrajo, (ambos do Squash Pontevedra), +50 Jorge Aboal (Squash Santiago) e +55 Orlando Díaz (Squash Pontevedra).

 

DRAGON CUP 2013
> 1-3 MARÇO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO
> PSA Closed Satellite

O circuito nacional 2013 esteve no Porto com o Dragon Cup 2013, que foi também um evento do circuito de profissionais PSA.
Carlos Cornes Ribadas repetiu a vitória do evento anterior deste circuito, vencendo desta vez na final o Cláudio Pinto por 3-1, numa final que pareceu sempre controlada pelo atleta espanhol. No tercerio lugar ficaria o Rui Soares, batendo na luta pelo 3º e 4º o espanhol Hugo Varela.
No quadro feminino destaque para mais uma brilhante vitória da menina Catarina Nunes de Sousa, que do alto dos seus 14 anos veio confirmar o porquê dos seus últimos excelentes resultados internacionais, vencendo na final a primeira cabeça de série Teresa Quelhas. A Alexandra Santos viria a vencer a Sara Neves na luta pelo 3º e 4º lugar.
Resultados completos em squaty.com.

 

CASTELO BRANCO CUP 2013
> 18-20 JANEIRO, HOTEL TRYP COLINA DO CASTELO
> PSA Closed Satellite

O circuito nacional 2013 iniciou-se com um novo evento no panorama nacional, o CB CUP, que é também um evento do circuito de profissionais PSA.
O vencedor foi o espanhol Carlos Cornes Ribadas que fez uma prova sensacional, não perdendo um único set em todo o torneio. Venceu na final o compatriota Hugo Varela.
Os jovens portugueses Cláudio Pinto e Rui Soares quedaram-se pelo 3º e 4º lugar.
Os quadros completos com todos os resultados estão disponíveis online em squaty.com.

 

CN ABSOLUTOS 2012
> 1-2 DEZEMBRO
> Solinca Dragão, Porto

Cláudio Pinto e Teresa Quelhas sagram-se campeões nacionais absolutos, vencendo por 3-2 nas respetivas e disputadíssimas finais os números um do ranking nacional, Rui Soares e Catarina Nunes. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por mais dois jovens, Pedro Pinto e Sara Neves. Foi o melhor campeonato nacional de sempre, com um nível desportivo de grande nível e jogado sempre com grande intensidade.
Os resultados completos já estão disponíveis.
Relembramos que a classificação final nos campeonatos nacionais 2012 ajudará a determinar o ranking inicial para o circuito nacional 2013, conforme regulamento FNS.

 

FINAL SQUASH OPEN 2012
> 16-18 NOVEMBRO
> Solinca Dragão, Porto

Rui Soares e Catarina Nunes consagram-se como N.1 dos rankings nacionais respetivos, vencendo Cláudio Pinto e Sara Neves nas finais do último torneio do circuito nacional.
Destaque para a fabulosa final masculina, muito disputada e decidida a 3-2.
Os quadros com os resultados já estão disponíveis.
O ranking final será publicado no dia 22 de Novembro, estando em jogo o apuramento direto de 16 atletas do ranking masculino e de 8 atletas do ranking feminino para os Campeonatos Nacionais Absolutos 2012, a realizar nos dias 1 e 2 de Dezembro no Solinca-Dragão.

 

CLÁUDIO PINTO VENCE BELGIUM JO 2012
> 4 NOVEMBRO, BÉLGICA

Com apenas 16 anos, Cláudio Pinto sagrou-se vencedor do Belgium Junior Open 2012, prova Super Series do circuito europeu de juniores sub-19 e prova PSA Closed.
Mais um marco importante para o desenvolvimento do squash nacional e um feito pessoal deste jovem atleta que parece estar destinado a uma carreira internacional de grande gabarito.

 

CAMPEONATO NACIONAL VETERANOS
> 23-24 NOVEMBRO, OLAIAS CLUB - LISBOA

O Campeonato Nacional Veteranos 2012 realizou-se em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro.
A prova contou com a presença de atletas nos seguintes quadros masculinos (os resultados completos estão disponíveis):

 

CAMPEONATO NACIONAL 2ªS CATEGORIAS
> 27-28 OUTUBRO, ESTARREJA

RANKINGS:
> Norte, Centro-Lit, Centro-Int, Centro-Sul, Sul, Madeira

O Campeonato Nacional de 2ªs Categorias apurou os 8 qualificados para o Campeonato Nacional Absoluto 2012, a que se juntarão depois o 16 primeiros do ranking nacional.
Num torneio de grande competitividade onde imperou o equilíbrio, Zélio Neto sagrou-se campeão nacional de 2ªs categorias 2012 vencendo na final o junior Afonso Silva por 3-2.
No jantar do torneio também foram celebrados os primeiros dos rankings regionais: Afonso Silva (Norte), Hugo Cabral (Centro Litoral), Tiago Marques (Centro Interior), Pedro Dâmaso (Centro Sul), Zélio Neto (Sul) e José Fernandes (Madeira).

 

PORTO CUP 2012
> 19-21 OUTUBRO, PORTO
> COMPLEXO DESPORTIVO MONTE AVENTINO

Num circuito que está ao rubro, esta que é uma das mais carismáticas e tradicionais provas do panorama nacional, trouxe ainda mais incerteza no desfecho final do circuito nacional masculino e feminino. Desta vez a vitória sorriu ao Cláudio Pinto e à Teresa Quelhas que derrotaram os seus arqui-rivais, Rui Soares e Catarina Nunes, nas finais dos respetivos quadros. Os resultados completos já estão disponíveis.
Promete-se emoção até à última jogada do último torneio do circuito 2012!

 

HIKMA SQUASH OPEN 2012
> 21-23 SETEMBRO, CASCAIS
> HEALTH & RACKET CLUB, QUINTA DA MARINHA

O Health & Racket Club Quinta da Marinha foi o anfitrião do 2º HIKMA Squash Open 2012. O torneio foi um sucesso quer do ponto de vista organizativo quer do ponto de vista desportivo.
Muito competitivo, com uma grande final que demonstrou um Rui Soares em grande forma e um Claudio Pinto, como sempre, muito combativo. Um grande jogo também na disputa do 3º e 4º lugares.
Realce especial para a primeira vitória absoluta da juvenil Catarina Nunes, que derrotou as suas mais diretas adversárias por 3-0, numa excelente demonstração das suas tremendas potencialidades, apesar da tenra idade.
Os resultados dos jogos já estão publicados.

 

BAIRRADA SQUASH OPEN 2012
> 1-3 JUNHO, CD DA ANADIA/GH DO LUSO

Depois de várias provas internacionais, o circuito nacional regressou com mais um Open da Bairrada realizado no Complexo Desportivo da Anadia e no Grande Hotel do Luso.
Rui Soares venceu Cláudio Pinto em mais uma final entre estes jovens jogadores. No quadro feminino a vitória renhida sorriu a Teresa Quelhas que venceu na final a junior Catarina Nunes.

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB-13 & SUB-17
> 26 MAIO, SOLINCA DRAGÃO-PORTO

Catarina Nunes, Simão Neves e Cláudio Pinto consagram-se como Campeões Nacionais de Sub-17 Femininos, Sub-13 e Sub-17 Masculinos, respetivamente. Venceram nas finais os Vice-Campões Alexandra Santos, José Silva e o Tomás Silva. Os nossos parabéns aos jovens campeões!
Horários: Masculinos Sub-17, Femininos Sub-17 e Masculinos Sub-13

 

CAMP. EUROPEU JUNIORES SUB15/17
> 10-13 MAIO, HELSINQUIA/FINLÂNDIA

Portugal esteve representado com duas equipas mistas nos dois escalões jovens. Enquanto a equipa de SUB15 pretendeu sobretudo adquirir experiência em competições internacionais ao mais alto nível, quedando-se por um respeitoso 16º lugar, os jovens atletas de SUB17 pretendiam marcar presença de uma forma mais contundente, tentanto uma classificação no Top 10 europeu. No entanto, e com um sorteio na fase de grupos altamente penalizante para as cores nacionais, a seleção lusa não conseguiu melhor que a 13º posição.
A equipa SUB15 que representou as cores nacionais foi composta por:

  • Catarina Nunes
  • Rita Quintas
  • Jorge Pimentel
  • Jorge Monteiro

enquanto a seleção SUB17 era formada por:

  • Alexandra Santos
  • Cláudio Pinto
  • Tomás Silva

As equipas foram orientadas pelo selecionador e técnico nacional, José Aguiar.

 

CAMP. EUROPEU MASC. 2ª DIVISÃO
> 1-6 MAIO, NUREMBERGA/ALEMANHA

Com uma equipa que é um misto de juventude e experiência, a seleção nacional participou no Campeonato Europeu Masculino Absoluto 2012, sendo que Portugal subiu a esta divisão depois de se sagrar campeão europeu da divisão 3 em 2011.
A equipa que representou as cores nacionais foi composta por:

  • (1) Rui Soares
  • (2) Cláudio Pinto
  • (3) João Caiano
  • (4) André Lima
  • (5) Pedro Pinto

A equipa foi orientada pelo selecionador e técnico nacional, José Aguiar. A permanência na segunda divisão já estava assegurada e, apesar da participação condigna, não foi possível fugir ao último lugar desta divisão.
De realçar a presença de Paulo Pinto como representante da arbitragem nacional e que teve uma participação de elevado nível, cotando-se como um dos melhores árbitros destes Campeonatos.

 

ALGARVE SQUASH OPEN 2012
>13-15 ABRIL, PAVILHÃO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

Cláudio Pinto repete a vitória da última etapa, desta vez vencendo na final o veterano Eammon Price num jogo muito renhido. Foi, aliás, um torneio muito competitivo, com vários jogos decididos a 3-2. Os resultados finais já estão publicados.

 

STANDBY OLAIAS OPEN 2012
> 2-4 MARÇO, OLAIAS CLUB
- LISBOA

Um pouco mais tarde do que o habitual, o circuito nacional visitou Lisboa, mais propriamente o Olaias Club.
Cláudio Pinto foi o grande vencedor numa final muito competitiva com o seu companheiro de finais, Rui Soares.
Dentro de alguns dias serão disponibilizados os resultados completos do torneio.
Para outras informações consulte o regulamento da prova.

 

CIRCUITOS REGIONAIS 2012
RANKINGS:
> Norte, Centro-Lit, Centro-Int, Centro-Sul, Sul, Madeira
CAMPEONATO NACIONAL 2ªS CATEGORIAS
> Estarreja, 27-28 Outubro

Inscreva-se online.

APURAMENTO PARA OS CAMPEONATOS NACIONAIS DE 2ªS CATEGORIAS
Depois de analisados os resultados de todos os torneios disputados até ao momento e tendo em conta os parâmetros de análise referidos no regulamento dos campeonatos regionais, a Direção da FNS decidiu que em 2012 serão apurados diretamente para o quadro de 32 atletas dos Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias: os sete primeiros atletas do ranking final da Região Norte; os seis primeiros atletas do ranking final da Região Centro-Litoral; os três primeiros atletas do ranking final da Região Centro-Interior; os seis primeiros atletas do ranking final da Região Centro-Sul; os quatro primeiros atletas do ranking final da Região Sul; os seis primeiros atletas do ranking final da Região da Madeira. Em caso de não comparência de algum dos atletas anteriores, a substituição far-se-á na seguinte ordem (quantas vezes forem necessárias até preencher o quadro de 32): dois atletas da Região Norte; dois atletas da Região da Madeira; dois atletas da Região Centro-Sul; dois atletas da Região Centro-Litoral; um atleta da Região Sul; um atleta da Região Centro-Interior.
A presença nos Campeonatos Nacionais das 2ªs Categorias pressupõe a filiação atualizada na FNS de todos os atletas presentes. Estes terão uma noite de alojamento gratuito (em quarto partilhado por cada dois atletas) e jantar do torneio gratuito.


As provas dos circuitos regionais 2012 seguem um regulamento próprio publicado aqui.
Para outros esclarecimentos por favor contatar os responsáveis dos circuitos:
Norte
- José Aguiar – 919852269, jose.aguiar@correio-electronico.net
- Outros contatos: 914133433; 913352911.
Centro Litoral
- José Soares – 938355309, jmmgso@gmail.com
- Augusto Paulo – 965742156, augusto.paulo@ua.pt
- Paulo Mamede – 915193276, mamede.paulo@gmail.com
Centro Interior
- Tiago Marques – 962779664, squashcb@gmail.com
- Nuno Castro – 925621594, ncastroliveira@gmail.com
- Rui Cruz – 965094359, ruicruz15@gmail.com
Centro Sul
- Gabriel Mateus – 934069536, gmateus@euroclean.pt
- Luís Ferreira – 966746876, lferreira@netcabo.pt
Sul
- José Aguiar – 919852269, jose.aguiar@correio-electronico.net
- Zélio Neto – 966718199, zelioneto@gmail.com
Madeira
- Bruno Dias – 919312312, fns@correio-electronico.net
- António Marques – 962614526, atmad@sapo.pt
- Ricardo Passos – 967034183, squash@adgalomar.com
- Milton Teixeira – msc@madeirasquash.pt

 

CIRCUITOS REGIONAIS 2012
> A partir de Fevereiro em todo o país...

Pela primeira vez em Portugal teremos a realização de circuitos regionais em todo o país (Norte, Centro Litoral, Centro Interior, Centro Sul, Sul e Madeira), substituindo os antigos Campeonatos Regionais. As classificações nos respetivos Rankings Regionais vai determinar, no final da época, os 32 apurados para a disputa dos Campeonatos Nacionais de 2ªs Categorias que, por sua vez, apurarão 8 atletas para ir disputar a qualificação nos Campeonatos de 1ªs Categorias.
O regulamento dos circuitos regionais será publicado neste site, no dia 31 de Janeiro (ver "regulamentos -> regionais"). O calendário das provas já pode ser consultado aqui.

 

DRAGÃO SQUASH OPEN 2012
> 20-22 JANEIRO, SOLINCA DRAGÃO-PORTO

Este ano o circuito nacional de squash abre no Porto com a primeira prova a ser realizada nos courts do Solinca Dragão.
Vencedores esperados, Rui Soares e Teresa Quelhas vencem os quadros masculino e feminino, batendo nas finais Cláudio Pinto e Catarina Sousa, respetivamente.
Pode consultar os resultados completos da prova aqui.

 

CIRCUITO NACIONAL 2012 COMEÇA NO PORTO
> 20-22 JANEIRO, SOLINCA DRAGÃO-PORTO

Este ano o circuito nacional de squash será reduzido para 7 provas uma vez que termos implementados Circuitos Regionais por todo o país, nos mesmos moldes em que se realiza o Circuito Regional da Madeira há já alguns anos (em breve daremos mais notícias sobre estes circuitos regionais, que apurarão diretamente 32 atletas para o Campeonato Nacional de 2ªs Categorias).
O início do Circuito Nacional 2012 será já no dia 20 de Janeiro nos courts do Solinca-Dragão, na cidade do Porto. Na próxima 2ª-feira, dia 9 de Janeiro, será publicado o regulamento da prova e serão abertas as inscrições no site da FNS.

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB-23 2011
> 28 DEZEMBRO, SOLINCA DRAGÃO-PORTO

O último título da época foi atribuído no passado dia 28 nos courts do Solinca Dragão. Rui Soares venceu a prova no quadro masculino, vencendo Cláudio Pinto na final. No quadro feminino, Sara Neves conquistou o título ao vencer na final Catarina Nunes.
Os resultados completos podem ser consultados aqui: masculinos e femininos.

 

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO 2011
> 17-18 DEZEMBRO, TRYP HOTEL - CASTELO BRANCO

Mais uma vez os títulos de campão nacional masculinos 1ªs e 2ªs categorias e femininos absolutos decidiram-se nos courts do Tryp Hotel em Castelo Branco.
A grande surpresa do torneio foi o veterano André Lima que esteve a alto nível durante a competição, eliminando João Caiano e Cláudio Pinto nos quartos e meias finais, em partidas muito competitivas a 5 sets. O junior campeão nacional Rui Soares, por outro lado, teve um campeonato mais descansado até à final, eliminando a oposição sem grande dificuldade (Carlos Mendes e Pedro Pinto), onde viria a bater André Lima nuns renhidos 3-2 consagrando-se bi-campeão nacional.
No quadro feminino Teresa Quelhas sagrou-se campeã nacional vencendo toda a concorrência. Um muito especial destaque para a juvenil Catarina Nunes, de apenas 13 anos, que fez um excelente torneio sagrando-se vice-campeã nacional absoluta!
Finalmente, o junior e campeão regional norte, Tomás Silva, venceu os nacionais de 2ªs categorias ganhando na final ao campeão regional sul, Zélio Neto.
Resultados completos já disponíveis.

 

CAMP. REGIONAL NORTE FEMININOS 2011
> 10 DEZEMBRO, MONTE AVENTINO - PORTO

A FNS inaugura este ano mais um evento competitivo de âmbito regional, os Campeonatos Regionais Femininos, ainda que, nesta altura só o consiga fazer na zona norte.
As inscrições podem ser feitas até às 12:00 do dia 9 de Dezembro por email (fns@correio-electronico.net) ou por SMS para 919 312 312.

Devido à realização deste evento o Campeonato Nacional de Sub-23 foi remetido para dia 28 de Dezembro, fechando assim o ano competitivo de squash a nível nacional.

 

CAMPEONATO NACIONAL EQUIPAS 2011
> 26-27 NOVEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Mantendo a tradição, o Campeonato Nacional de Equipas foi disputado nos courts do Solinca Dragão com a presença de 13 equipas. A equipa Squash Número Um (Pedro Dâmaso, Carlos Mendes, João Caiano, Diogo Mendes e Alberto Rezende) sagrou-se campeã nacional 2011 num evento em que a vitória foi atribuída por uma diferença pequena de pontos, o que atesta o equilíbrio e emoção presenciadas.
Consulte os resultados completos do torneio.

 

CAMPEONATO NACIONAL VETERANOS 2011
> 3 DEZEMBRO, COMPLEXO DESPORTIVO DE TOMAR

Repetindo o local do ano passado, os Campeonatos Nacionais de Veteranos, Masculinos e Femeninos, foram realizados no Complexo Desportivo de Tomar.
Sagraram-se campeões nacionais veteranos José Aguiar na categoria de +40 e Manuel da Costa na categoria de +50.
A FNS irá rever os moldes em que este campeonato é realizado (data e local) por forma a tentar garantir um número de presenças mais relevante.
Consulte os resultados completos.

 

HIKMA SQUASH OPEN 2011
> 11-13 NOVEMBRO, QUINTA DA MARINHA - CASCAIS

Este ano o circuito nacional 2011 fechou, mais uma vez, num torneio em Cascais, nos courts da Quinta da Marinha.
A classificação final do circuito estava ainda em aberto, pois tanto o número um feminino como masculino podiam mudar de mãos no último torneio, assim como muitos lugares do top nacional que dão acesso imediato ao Campeonato Nacional Individual 2011 de 1ªs Categorias.
E depois de muita luta, os favoritos não defraudaram e acabarm por vencer o torneio, Rui Soares e Teresa Quelhas. Mas viriam a ser os finalistas vencidos, Cláudio Pinto e Sara Neves, os grandes beneficiados, sagrando-se vencedores do Ranking Nacional 2011, em masculinos e femininos, respetivamente.
Resultados completos já disponíveis.

 

CAMPEONATOS REGIONAIS MASCULINOS 2011
> 22 OUTUBRO, ZONA CENTRO & ZONA SUL
> 29 OUTUBRO, ZONA CENTRO-SUL
> 5 NOVEMBRO,
ZONA NORTE

Os Campeonatos Regionais Individuais Masculinos realizaram-se em Outubro e Novembro em diferentes zonas do país. Segue-se a lista dos atletas que se sagraram Campeões Regionais 2011, assim como links para os resultados completos:

 

PORTO CUP 2011
> 14-16 OUTUBRO, MONTE AVENTINO

Um dos mais tradicionais e importantes torneios do calendário do circuito nacional realizou-se no passado fim de semana no clube Monte Aventino.
Com uma intensa disputa dos lugares cimeiros no ranking do circuito nacional 2011, Cláudio Pinto conseguiu parar a recuperação do seu mais direto perseguidor, o também junior Rui Soares, vencendo-o numa final disputada e emotiva.
Na final feminina, Teresa Quelhas confirmou o favoritismo batendo na final a atleta junior Catarina Sousa que assim recuperou pontos face à mais direta competidora para o número um do ranking nacional feminino, Sara Neves.
Espera-se um último torneio do circuito muito emotivo e que decidirá os lugares cimeiros do ranking nacional 2011 tanto em masculinos como femininos!...
Os resultados completos estão disponíveis aqui.

 

CAMP. NACIONAL JUNIORES SUB15 E SUB19
> 1 OUTUBRO, ESTARREJA

Estão encontrados mais quatro campeões nacionais juniores. Desta vez nas categorias de Sub.15 e Sub.19. Parabéns a estes grandes atletas que tanto se tem dedicado.
Os campeões 2011 são então os seguintes:

  • Masculinos Sub.19 - Rui Soares
  • Femininos Sub.19 - Sara Neves
  • Masculinos Sub.15 - Jorge Pimentel
  • Femininos Sub.19 - Catarina Nunes

Resultados completos: Masculinos Sub.19, Femininos Sub.19, Masculinos Sub.15, Femininos Sub.15.

 

COVILHÃ SQUASH OPEN 2011
> 23-25 SETEMBRO, CLUBE DE CAMPO - COVILHÃ

Num torneio um pouco atípico devido à presença de dois jogadores estrangeiros de que desconhecia o valor exato, a vitória acabaria por sorrir naturalmente ao Rui Soares, atleta que foi demonstrando estar em excelente forma durante todo o torneio. Derrotaria (ainda que por desistência por lesão) o mexicano Israel Gutierrez. A prova não correu de feição ao primeiro cabeça de série do torneio e número um do ranking antes da prova, o junior Cláudio Pinto, demonstrando estar a atravessar um pequena crise de forma.
Assim, a luta pelo topo do ranking nacional está ao rubro para as duas últimas provas do circuito nacional 2011. Este evento foi a antepenúltima etapa do circuito 2011, a que se seguirá o Porto Cup 2011 (14-16 de Outubro), com o final agendado para a zona centro-sul e o Cascais Squash Open 2011 (11-13 de Novembro). Para mais detalhes consulte o calendário de competições até final do ano.
Todos os resultados dos quadros deste torneio podem ser consultados aqui.

 

VISEU SQUASH OPEN 2011
> 17-19 DE JUNHO, FORLIFE - VISEU

O Circuito Nacional 2011contínua muito competitivo e dominado pelos atletas juniores, tanto nos masculinos como nos femininos.
Nos femininos Sara Neves venceu mais uma vez a ainda mais jovem Catarina Sousa e nos masculinos Cláudio Pinto confirma liderança com mais uma vitória, desta vez sobre um junior do mesmo escalão Sub-17, o Pedro Pinto.
Os resultados completos e outras informações podem ser consultados aqui.

 

CAMPEONATO NACIONAL 2011 SUB 13 & SUB 17
> 28 MAIO, SOLINCA DRAGÃO - PORTO

No sábado 28 de Maio definiram-se os primeiros campeões nacionais de 2011, neste caso nas categorias Sub 13 e Sub 17.No grupo mais novo os campeões são a Rita Quintas e o Simão Neves e nos mais velhinhos sãoa Sara Neves e o Cláudio Pinto.
Os nossos mais calorosos parabéns a todos os intervenientes e em especial aos vencedores.
Em breve poderá encontrar aqu ium link para os resultados completos do torneio.

 

BAIRRADA SQUASH OPEN 2011
> 20-22 MAIO, ANADIA

Com mais uma vitória renhida do Cláudio Pinto sobre o Rui Soares mantém-se a incerteza e a luta árdua para os primeiros lugares do topo do ranking nacional!
Nos femininos também foi renhida a luta entre as duas jovens Catarina Sousa e Sara Neves, tendo esta última levado à melhor.
Resultados completos já disponíveis (pedimos desculpa pela demora na publicação dos resultados).
O regulamento e outras informações podem ser consultados aqui.

 

PORTUGUESE JUNIOR OPEN 2011
> 27-29 JUNHO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Na segunda edição do Portuguese Junior Open, prova do calendário do Circuito Europeu de Juniores, a presença de quase meia centena de jogadores estrangeiros foi o maior fator de realce. A participação portuguesa esteve menos exuberante que no ano transato, muito fruto da mais forte participação estrangeira. De realçar as presenças nas finais do Cláudio Pinto em Sub-17 e Rui Soares em Sub-19.
Mais informações, incluindo resultados completos, no site do torneio.

 

SELECÇÕES 2011
> Campanha das seleções nacionais terminou com os Sub15 e Sub17 em Munique...

A campanha 2011 das seleções nacionais iniciou-se com uma fantástica vitória nacional no Campeonato Europeu Absoluto 3ª Divisão, seguindo-se as boas prestações dos juniores Sub19 (11º lugar) e Sub15 (13º lugar) e da excelente prestação Sub17 (6º lugar), nos respectivos Campeonatos Europeus.
Num ano histórico para Portugal para o squash nacional, pois é a primeira vez que estas 4 seleções entram em ação no mesmo ano, os excelentes resultados globais e a extrema juventude de quase todos atletas, permitem sonhar com um futuro risonho para a modalidade. Bem hajam!
A Direção da FNS gostaria de agradecer o patrocínio especial da Dunlop que cedeu amavelmente os equipamentos às seleções nacionais.
Fica desde já a listagem dos atletas selecionados e que tão brilhantemente representaram a seleção nacional nas várias faixas etárias: Sara Neves, Catarina Sousa, Camille Lanier, Rui Soares, Cláudio Pinto, André Lima, João Caiano, Matthew Theodoris, Marco Alves, Pedro Pinto, Tomás Silva, Afonso Silva e Jorge Pimentel.
Um agradecimento a todos os treinadores e familiares dos atletas e, em especial, ao Selecionador e Diretor Técnico Nacional, José Aguiar.
Dentro de alguns dias apresentaremos uma página dedicada exclusivamente à representação lusa de 2011 nos campeonatos europeus da modalidade.

 

COPA IBÉRICA 2011
> 2 ABRIL, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

A Copa Ibérica realizou-se mais uma vez no Solinca/Dragão, na cidade do Porto. Esta que é uma festa do squash junior ibérico, teve neste ano mais de 7 dezenas de participantes, com especial destaque para as camadas mais jovens, o que é sempre de salientar.
Os atletas portugueses estiverem em destaque ao vencer em 4 dos cinco quadros competitivos.
Os resultados completos estão disponíveis aqui...

 

ALBUFEIRA SQUASH OPEN 2011
> 15-17 ABRIL, ALBUFEIRA

O Circuito Nacional rumou no mês de Abril para o Algarve, numa estreia absoluta em Albufeira. O torneio foi muito competitivo e equilibrado, bastando referir que o grande vencedor, o jovem Cláudio Pinto, poderia ter sido eliminado nos oitavos de final pois esteve a perder 10-4 no 5º set com o Diogo Mendes.
O novo pavilhão municipal de Albufeira mostrou que tem todas as condições para receber provas do Circuito e o Clube Desportivo Areias de S.João recebeu todos os jogadores de forma muito simpática.
Resultados completos podem ser consultados aqui.

 

ESTARREJA SQUASH OPEN 2011
> 11-13 MARÇO, ESTARREJA + JARDINS DA RIA/TORREIRA

Numa combinação nova para o circuito nacional, esta etapa na zona centro contou com dois locais de realização de jogos, sendo os excelentes campos do complexo desportivo de estarreja uma novidade absoluta.
O grande vencedor de mais um competitivo torneio foi o egício Amir El Samahy, repetindo a vitória do último torneio, ainda que desta vez mais apertado pelo junior Rui Soares.
Nos femininos, a vitória tornou também a sorrir a Teresa Quelhas, batendo na final a jovem Catarina Sousa.
Resultados completos já disponíveis aqui,

 

CAMPEONATO EUROPEU VETERANOS 2011
> 1-4 SETEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO + MONTE AVENTINO, PORTO

Esteve aí o maior torneio de squash de sempre em Portugal!
Com a presença de mais de três centenas de participantes de vinte e quatro países europeus, a cidade do Porto recebeu aquele que foi o maior e mais importante evento desportivo de squash realizado em Portugal.
Foram utilizados 11 courts de squash no total durante a competição e foram realizados quase 700 jogos!
Com uma organização que foi louvada por todos os participantes, Portugal marcou posição como um dos poucos países europeus com capacidade organizativa para implementar uma competição desta dimensão.
Os resultados completos estão disponíveis na página do torneio.
De destacar a presença dos atletas João Caiano e Mathew Theodoris que defenderam as cores nacionais até aos quartos de final das respectivas categorias.

Mais informações no site do torneio.

 

INSYS SQUASH OPEN 2011
> 11-13 DE FEVEREIRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Num circuito animado e super competitivo, com a nova geração de atletas a fixarem-se no top 16, a competição esteve no norte, para o torneio que tradicionalmente recebe mais inscritos durante todo o ano.
O grande vencedor, confirmando as expectativas iniciais, seria o egípcio Amir El Samahy, que venceria na final o junior Rui Soares.
O torneio contou também com um quadro feminino ganho por Teresa Quelhas, que derrotou na final junior Sara Neves.
Resultados completos já disponíveis!

 

OLAIAS SQUASH OPEN 2011
> 14-16 DE JANEIRO, OLAIAS - LISBOA

O Circuito Nacional 2011 teve início, como é tradição, no Clube das Olaias em Lisboa. Mas, mantendo-se a tradição de se fazer história, Cláudio Pinto tornou-se no mais jovem jogador nacional a vencer um torneio do circuito nacional de squash, com apenas 15 anos, vencendo na final o surpeendente Hugo Cabral. Foi um torneio muito competitivo, cheio de surpresas e que viu André Costa vencer a Placa A e Carlos Neves a Placa B. Os resultados finais podem ser consultados aqui.

 

CLÁUDIO PINTO ALCANÇA NOVA PROEZA
> Cláudio Pinto abandona o escalão de Sub-15 como Nº1 da ESF

Depois de mais uma vitória num torneio da categoria SS do circuito junior europeu (em que participam atletas de todo o mundo), desta vez no prestigiado Open da Suiça 2010, o jovem atleta nacional consolida a sua posição como a nossa nova coqueluche, depois do surgimento e confirmação do Rui Soares. O Cláudio passará agora para o escalão de Sub-17 já dentro do TOP-10 do ranking europeu (único ranking junior à escala mundial). Esperamos todos um que o Cláudio se possa afirmar também neste novo escalão e que daqui a uns meses possa estar a discutir as posições de topo do squash junior mundial também nesta categoria. Mais uma vez os nossos parabéns ao atleta, seus familiares e treinadores.
De realçar também a excelente prestação do, ainda mais jovem, Tomás Silva que, no mesmo torneio na Suiça, perdeu apenas um jogo, também na categoria de Sub-15. Portugal tem assim representantes de algo gabarito em todos os escalões juniores masculinos, o que muito orgulha esta Direcção da FNS.

 

PORTO CUP 2010
> 12-14 NOVEMBRO, COMPLEXO DESPORTIVO MONTE AVENTINO

Neste último Porto Cup, um dos clássicos do squash nacional disputado no Monte Aventino, assistiu-se a uma final inédita com a presença de dois juniores, Cláudio Pinto e Rui Soares, cabendo a este último a vitória que o confirma como o número um do ranking nacional!
Aliás, num momento histórico para o squash nacional, os juniores nacionais dominaram por completo este último torneio...
Os resultados completos estarão disponíveis aqui dentro de alguns dias.

 

CAMPEONATOS NACIONAIS VETERANOS
> 20 NOVEMBRO, COMPLEXO DESPORTIVO TOMAR

Realizado pela primeira vez em Tomar, foi uma jornada do squash mais "clássico". As excelentes condições dos novos courts de Tomar foram confirmadas. Sagraram-se campeões nacionais veteranos os seguintes atletas: André Lima (+35), Carlos Mendes (+40), Manuel da Costa, (+50) e Rodrigo Lobo (+55).
Os resultados completos estão disponíveis aqui.

 

CAMPEONATOS REGIONAIS INDIVIDUAIS
> 16-17 OUTUBRO,
NORTE - CENTRO - CENTRO/SUL - SUL

Por todo o país realizaram-se os campeonatos regionais individuais para apuramento dos respectivos campeões. Parabéns aos finalistas e, em especial aos Campeões Regionais 2010: Cláudio Pinto (Norte), Tiago S. Marques (Centro), Pedro Dâmaso (Centro-Sul), Zélio Neto (Sul). Destaque para a conquista do título na região Norte por um atleta de 15 anos apenas!
Os finalistas de cada região serão convidados a participar no campeonato nacional individual absoluto a realizar de 10 a 12 de Dezembro em Castelo Branco.
Os resultados completos já estão disponíveis aqui.

 

CAMPEONATO NACIONAL EQUIPAS
> 30-31 OUTUBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Esta festa do squash nacional disputar-se-á, como já vem sendo hábito, nas excelentes instalações do Solinca-Dragão, na cidade do Porto.
O regulamento é idêntico ao ano transacto e as inscrições estão abertas até às 22:00 do dia 25 de Outubro.
Os delegados devem confirmar a constituição das equipas e os horários da 1ª fase (sábado).

 

CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL ABSOLUTO
> 10-12 DEZEMBRO, HOTEL TRYP - CASTELO BRANCO

Rui Soares e Susana Valle são os Campeões Nacionais Absolutos 2010, vencendo na final João Caiano e Teresa Quelhas respectivamente.
De destacar também a vitória do junior Sub-15 Tomás Silva pela fantástica vitória nas segundas categorias, derrotando na final o número 1 do ranking da Madeira, José Fernandes.
Parabéns aos atletas, treinadores e família.
A FNS aproveita a ocasião para publicamente expressar, mais uma vez, o nosso agradecimento à organização local, com o máximo responsável em Tiago Marques, pelo excelente evento!
Os resultados completos já estão disponíveis.

 

CAMPEONATO NACIONAL JUNIORES SUB23
> 18 DEZEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO
- PORTO

Este torneio fuinalizou a época desportiva 2010 e serviu para consagrar Rui Soares e Sara Neves como campeões nacionais sub23 e confirmá-los como certezas do futuro imediato do squash nacional!
De salientar a elevada participação destes campeonatos... Os nossos jovens estão de parabéns!
Resultados completos já disponíveis: masculinos & femininos.

 

CLÁUDIO VENCE NORDIC JUNIOR OPEN SUB15
> 3 Outubro 2010, Malmo - Suécia

O jovem atleta nacional torna a vencer um torneio do circuito europeu 2010, desta vez um torneio Super Series, o Nordic Junior Open que se realizou em Malmo na Suécia. Encontra-se assim em excelente posição para continuar a lutar por um lugar de topo no ranking europeu da modalidade.
Os nossos parabéns ao Cláudio Pinto e a todos os que têm contribuído para a sua carreira, nomeadamente a sua família, os seus técnicos/treinadores, técnicos e responsáveis dos juniores da FNS e seus amigos.

 

CAMPEONATO NACIONAL JUNIORES SUB15/SUB19
> 25 SETEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO
- PORTO

Os jovens nacionais, masculinos e femininos, disputaram os títulos de Sub15 e Sub19 nas instalações do Solinca/Dragão, na cidade do Porto.
Sem grandes surpresas, segue-se a lista dos campeões nacionais juniores:

  • Rui Soares (Masc. Sub19)
  • Cláudio Pinto (Masc. Sub15)
  • Sara Neves (Fem. Sub19)
  • Catarina Nunes (Fem. Sub15)

Os resultados completos podem ser vistos aqui:

 

SMILE HIGHER SQUASH OPEN 2010
> 17-19 SETEMBRO, QUINTA DA MARINHA - CASCAIS

Aproxima-se o final do Circuito Nacional 2010, que tem sido dos mais competitivos dos últimos anos, e Matthew Theodoris aproveitou a ocasião para vencer Rui Soares em mais uma final épica dum torneio circuito (12-10 no quinto set diz tudo!), que, mais uma vez, foi extremamente competitivo. De destacar o excelente resultado de Diogo Mendes que acabou em 3º lugar e de Roberto Nakamura que venceu a Placa A.
Por fim, destacamos a vitória esperada de Susana do Vale no quadro feminino, derrotando Teresa Quelhas na final.
Os resultados completos já se encontram disponíveis aqui.

 

NOVO VALOR DE FILIAÇÃO
> A partir de 1 de Setembro de 2010 filiação de 12 meses custará 15 euros

Por motivos do aumento do valor das apólices do seguro desportivo a filiação de 12 meses na FNS passará a ser de 15 euros.
O aumento significativo do seguro deveu-se à actualização das condições da apólice, incluindo aumento dos limites segurados de acordo com a actual lei de bases do desporto.
Uma cópia da apólice pode ser requerida pelos associados.

 

COVILHÃ SQUASH OPEN 2010
> 18-20 JUNHO, CLUBE DE CAMPO

A Covilhã voltou a integrar o circuito nacional e os nossos associados disfrutaram das excelentes condições e grande receptividade que são disponibilizadas sempre que a FNS organiza um torneio nesta região do país.
Do ponto de vista desportivo, Rui Soares esteve em mais uma final, saindo, desta vez, vencedor por 3-2 sobre André Lima. De destacar a qualidade e grande equilíbrio verificado em quase todos os jogos do quadro principal, demonstrando que o squash nacional está numa fase de grande vitalidade e dinamismo.
Os resultados completos já estão disponíveis.

 

CAMP. EUROPEU JUNIORES - 5ª E 10ª POSIÇÕES
> 5-8 MAIO, REPUBLICA CHECA

As selecções juniores sub17 e sub15 entraram para a história da modalidade em Portugal ao atingirem um fabuloso 5º lugar nos sub17 e 10º lugar nos sub15, ainda para mais tendo em consideração que os nossos atletas eram bastante mais jovens que a maioria dos atletas da sua classe etária no torneio e a equipa de sub17 apenas pode contar com 3
A FNS congratula-se com os magníficos resultados e dá os parabéns aos atletas (Rui Soares, Pedro Pinto, Camille Lanier dos sub17 e Cláudio Pinto, Tomás Silva, Afonso Silva e Catarina Nunes dos sub15), ao Seleccionador e Director Técnico Nacional José Aguiar, aos treinadores pessoais, às famílias dos atletas que sempre os apoiaram e que também estiveram presentes e que, sem eles, teria sido impossível conseguir estes resultados de que tanto nos orgulhamos.
Os resultados desportivos podem ser consultados aqui.
Dentro de alguns dias será publicado um artigo mais completo sobre a presença portuguesa nestes campeonatos.

 

VISEU SQUASH OPEN 2010
> 21-23 MAIO, FORLIFE

A competitividade nos lugares de topo continua ao rubro. Desta vez coube a vitória a André Lima, derrotando o finalista crónico deste circuito, Rui Soares. Nos lugares seguintes ficaram João Caiano e Hugo Cabral.
Os resultados completos estão disponíveis.
O regulamento da prova está disponível aqui.

 

PORTUGUESE JUNIOR OPEN 2010
> 11-13 JUNHO, SOLINCA-DRAGÃO

Com excelentes resultados para as cores lusas (Rui Soares, Cláudio Pinto e Sara Neves venceram as respectivas categorias) terminou o PJO2010.
Com uma organização que mereceu elogios de todos os sectores, espara-se uma torneio ainda melhor para a edição de 2011!
Os resultados completos já estão disponíveis no site do torneio!

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB13/SUB17
> 15 MAIO, COMPLEXO DESPORTIVO DA ANADIA

Os jovens nacionais demonstraram uma vez mais a grande evolução que a modalidade tem sofrido nos escalões etários juniores, proporcionando uns campeonatos de qualidade.
Sem surpresas Rui Soares e Sara Neves revalidaram os títulos nacionais em Sub17.Em Sub13 foram os atletas Jorge Pimentel e Catarina Nunes que se sagraram-se campeões nacionais juniores 2010.
Resultados completos SUB-13/SUB17.

Classificações finais.

 

ALGARVE SQUASH OPEN 2010
> 1-3 ABRIL, BARRINGTONS HOTEL, SPA & GOLF - V.LOBO

No Algarve assistiu-se a uma vitória "caseira" do inglês Mathew Theodoris, uma vez que é residente nesta região do país há já vários anos. A vitória por 3-2 frente ao Rui Soares (presente em mais uma final) foi muito suada, reflexo aliás, do equilíbrio que este ano é bem patente no circuito nacional.
O vencedor, também "caseiro", da placa A foi o jovem André Rocha e da Placa B foi António Tabeu.
Os resultados completos já estão disponíveis.
Alertamos os nossos filiados para que actualizem os dados no site online por forma a que os seus nomes (e outros dados textuais) apareçam com uma formatação correcta e sem erros linguísticos. Isto é, pedimos que introduzam todos os nomes com a acentuação correcta e apenas um único em "Primeiro Nome" e em "Último Nome". Nas iniciais intermédias devem ser utilizadas apenas as letras iniciais de cada nome do meio, sem qualquer pontuação adicional. Os nomes introduzidos no site de registo serão utilizados em todo o software da FNS tal como foram introduzidos. Exemplos de nomes correctamente introduzidos: Luís C Fundão; João RS Saldanha; José ASNM Saleiro; Salomé Silva; etc...

 

BAIRRADA SQUASH OPEN 2010
> 5-7 MARÇO, CD ANADIA & GRANDE HOTEL DO LUSO

Com muitos jogos equilibrados e bem disputados, esta etapa do circuito reforça a ideia de que o Circuito deste ano, além de ser o de melhor qualidade de sempre, será, estamos em crer, aquele que vá ter mais alterações no ranking ao longo do ano...
O atleta João Caiano venceu na final Rui Soares, desta vez de uma forma mais folgada, até porque o seu adversário apresentava algumas debilidades físicas, fruto de um torneio com jogos muito competitivos, onde se destaca a vitória muito renhida na meia-final disputada com André Lima.
De salientar também a excelente época que o Rui Cruz tem vindo a fazer, chegando desta vez até às meias finais.
Os resultados dos quadros masculinos e femininos já estão disponíveis.

 

GOBULLING.com SQUASH OPEN 2010
> 5-7 FEVEREIRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Numa prova disputadíssima, João Caiano fez valer toda a sua experiência para bater na final Rui Soares, num encontro muito competitivo com um resultado final de 3-2. De salientar as excelentes prestações dos atletas juniores (sobretudo de Rui Soares, Cláudio Pinto, Marco Alves e Pedro Pinto) e dos jovens Rui Cruz e Hugo Cabral. São estes ateltas que garantirão um futuro à nossa querida modalidade!
No quadro feminino a vitória sorriu à atleta Sofia Gonçalves, derrotando na final Teresa Quelhas.
Os resultados completos já estão disponíveis aqui, juntamente com o regulamento e outras informações.

 

CURSO ASSISTENTE TREINADORES
> 13-14 FEVEREIRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

O 4º Curso de Formação de Assistentes de Treinador (Nível 1) tem as inscrições abertas até 10 de Fevereiro (mínimo de 6 atletas para que se realize) através de Formulário de Candidatura.
Informações completas em Formação.

 

1º STANDBY SQUASH OPEN
> 15-17 JANEIRO, CLUB OLAIAS - LISBOA

Começou de forma espectacular o Circuito 2010... Esta prova de abertura contou com um número de participantes que há muito não se via no circuito nacional em Lisboa, mais precisamente no Squash Olaias. Como grande novidade para este ano a FNS deu iníicio ao Circuito Nacional Feminino, que vai começar a acompanhar o masculino em alumas provas, sendo que nesta 1ª prova já se apresentaram 9 atletas, com alguns jogos com um nível competitivo muito interessante, sendo de destacar a vitória final de Susana do Valle, de Almada, sobre Teresa Quelhas, do Porto. Espera-se assim, com grande expectativa, a próxima prova a realizar no Solinca Dragão e onde, com certeza, mais atletas aparecerão para fazer deste circuito também uma referência nacional depois de tantos anos de marasmo no campo feminino.
Na prova masculina deu-se a "esperada" surpresa, que muitos já ansiavam... A vitória coube à grande promessa nacional Rui Soares, atleta junior de apenas 16 anos, e que enfrentou na final o super experiente inglês Matthew Theodoris, a quem ganhou por 3-2, depois de estar a perder 2-1, mostrando assim toda a sua qualidade e determinação. Mesmo sendo certo que beneficiou da falta de comparência de João Caiano na meia final, que teve de abandonar a prova por motivos familiares, enquanto Theodoris teve que defrontar e eliminar o Campeão Nacional em titulo André Lima por 3-0, o presente resultado será sempre um marco na história do squash nacional.
A placa A foi ganha por José Pedro Leite, a placa B pelo estreante Pedro Nogueira e a placa C por Miguel Pimentel. Os nossos agradecimentos aos patrocinadores desta prova StandBy Automóveis, Hoteis Altis, Squash Olaias e Danone.
Os resultados completos já estão disponíveis.

 

NOVAS REGRAS NAS FILIAÇÕES
> E nas inscrições dos torneios do circuito nacional...

A partir de 1 de Janeiro de 2010 aplicar-se-ão as seguintes regras nas filiações dos associados da FNS:
- valor das filiações: 10 euros (atletas), 50 euros (clubes/GAS)
- validade: 12 meses consecutivos
Igualmente, as inscrições nos torneios do circuito nacional masculino e feminino sofreram as seguintes alterações:
- valor das inscrições: 20 euros
- desconto para juniores com menos de 19 anos: 5 euros
- taxa adicional para não filiados: 5 euros (quando não apresentarem comprovativo legal de já possuirem um seguro desportivo nos moldes definidos na Lei Base do Desporto para o efeito, os atletas não filiados terão que fazer ainda um seguro desportivo para o evento no valor de 5 euros).
O valor das incrições nos Campeonatos Nacionais continua em 15 euros (com desconto de 5 euros para menores de 19 anos) e a participação está limitada a associados da FNS, sem excepção!
Por fim, anuuncia-se a utilização de um sistema online para filiação e incrição nos torneios do circuito. Este método será obrigatório a partir do dia 1 de Março de 2010 (deixando de existir a hipótese de inscrição nos torneiros/campeonatos por telefone ou email), mas pedimos aos atletas que adiram de imediato assim que o sistema entre em funcionamento experimental no dia 11 de Janeiro para nos ajudarem a corrigir eventuais falhas do software utilizado.

 

ABERTAS AS CANDIDATURAS AO CN-2010
> CONTINUAM EM ABERTO DURANTE O ANO...

As instituições que desejem propor locais para o Circuito Nacional 2010 e Campeonatos de 2010 devem contactar a FNS por email (fns@correio-electornico) ou telefone (919 312 312 ou 919 852 269) a informar da sua disponibilidade. Depois disso, a Direcção Técnica Nacional irá encetar conversações mais pormenorizadas sobre eventuais organizações de provas do referido Circuito ou dos Campeonatos Regionais ou Nacionais.
As instituições interessadas devem, desde já, ter em conta as disposições internas sobre os requisitos para as provas do Circuito Nacional da FNS.

 

CAMPEONATO INDIVIDUAL 2009
> 5-6 DEZEMBRO, HOTEL TRYP - CASTELO BRANCO

Mais uma vez o titulo de Campeão Nacional de Squash 2009 foi atribuído em Castelo Branco.
No primeiro dia de prova, os principais momentos de interesse estavam guardados para os quartos de final com as partidas entre Diogo e Carlos Mendes (pai e filho). Surpreendentemente, ou nem tanto, Carlos viria a resolver a partida com alguma facilidade por 3-1. Na mesma ronda, por pouco que a surpresa não acontecia: André Lima, n.º 1 do ranking 2009, teve grandes dificuldades para ultrapassar Hugo Cabral, sendo que este último dispôs de duas bolas de encontro no quinto jogo.
No segundo dia de prova a expectativa estava totalmente centrada na semi-final entre o líder do Ranking, André Lima, e aquele que é a grande promessa do Squash Nacional, Rui Soares (n.º 5 Ranking) e com apenas 15 anos. Soares entraria da melhor forma nesta partida vencendo o primeiro jogo por um contundente 11-6. No segundo jogo, apesar de estar a vencer por 8-4, Soares viria a ceder este jogo por 8-11. Este foi o jogo mais determinante da partida. Lima acabaria por vencer por 3-1, com 11-9 no quarto jogo. Na final ficavam frente a frente aqueles que têm dominado o Squash nacional na última década: André Lima e João Caiano. Desta vez, Lima acabaria por vencer num dos encontros mais emocionante entre ambos. O líder do Ranking 2009 tornava-se assim também Campeão Nacional 2009, após 1h30m de partida a 3-2, com os parciais de 13/11, 9/11, 11/5, 8/11 e 11/9.
Os resultados completos podem ser consultados aqui...

 

CN VETERANOS/FEMININOS 2009
> 12 DEZEMBRO, QUINTA DA MARINHA - CASCAIS

Sem haver grandes surpresas, mas mantendo um bom nível competitivo, realizaram-se os campeonatos nacionais femininos absolutos e veteranos masculinos, sendo que se tornaram campeões nacionais os seguintes atletas: Susana Vale (Femininos Absolutos), Zélio Neto (Veteranos Masculinos +35), José Aguiar (Veteranos Masculinos +40) e Rodrigo Lobo (Veterano Masculinos +50).
Informações detalhadas, incluindo os resultados completos, podem ser encontradas aqui...

 

APRESENTAÇÃO DAS CONTAS 2005-2008
> 13 DEZEMBRO, PORTO

Nos termos do disposto no artigo décimo quinto dos Estatutos, convocaram-se os senhores associados da Federação Nacional de Squash, associação sem fins lucrativos com o n.º 507 269 187, com sede na Rua António Cândido Pinto, n.º 34, 8.º Esquerdo, em Braga, para participarem na Assembleia-Geral a realizar na Rua de Diu, n.º 159, no Porto, pelas 15:00 horas do dia 13 de Dezembro de 2009, com a seguinte ordem de trabalhos: Discussão e aprovação do balanço relativo a contas apresentadas pela Direcção e o relatório do Conselho Fiscal.
As referidas contas foram aprovadas por unanimidade e podem ser consultadas pelos associados em qualquer evento da FNS ou na sua sede.

 

CN SUB-23 2009
> 19 DEZEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Fechando a competição desportiva federada da época 2009, este evento atribuiu o título de Campeão Nacional Masculino de Sub-23 ao atleta Hugo Cabral, vencendo brilhantemente na final o favorito Rui Soares por 3-2, com uns derradeiros 12-10 a seu favor no quinto set.
Além disso, Joana Pinto também se sagrou Campeã Nacional Feminina Sub-23 ao vencer na final Sara Neves por 3-1.
Os resultados completos poderão ser consultados em breve.

 

ELEIÇÕES PARA A FNS
> 16 DEZEMBRO, EM TODAS AS REGIÕES DE PORTUGAL
...

As eleições para os orgãos sociais da FNS será a 16 de Dezembro de 2009, às 20:00, na sede da FNS, na Rua António Cândido Pinto, 34-8ºEsq, em Braga (a AG será realizada na sala da porta 43 da mesma rua).

Não tendo havido propostas de listas a concorrer, veio a presente Direcção da FNS propor uma lista (Lista A) reconduzindo os actuais orgãos federativos para novo mandato de quatro anos (ver Instituição para confirmar constituiçao da lista). Até final do ano a Direcção da FNS apresentará um programa de acção genérico para o novo mandato e um programa específico para 2010. As contas de 2009 e o orçamento para 2010 serão apresentados em Fevereiro de 2010.

Nota: não havendo mais do que uma lista concorrente, decidiu o Presidente da Assembleia Geral, a pedido da actual Direcção, suspender o processo de votação em locais múltiplos num horário alargado, como inicialmente tinha sido proposto pela Direcção, devido aos recursos necessários para implementar tal processo, o que num processo eleitoral de lista única não fará sentido.

 

PORTO CUP SQUASH 2009
> 13-15 NOVEMBRO, MONTE AVENTINO - PORTO

O Circuito Nacional 2009 terminou da melhor forma possível. A Porto Cup foi uma prova muito disputada e competitiva, com muitos jogos de grande qualidade que criaram emoção mesmo até ao fim...
E não podia ter acabado de forma mais espectacular! Na final, João Caiano venceu Rui Soares por 3-2 com 11-9 no último set, num magnífico jogo de squash que fez vibrar o muito público presente.
Por sua vez, no apuramento lugar-a-lugar, André Lima conseguiria vencer Diogo Mendes por 3-1, garantindo dessa forma o número 1 do ranking nacional de 2009 por 0,5 pontos!!!! (Ver ranking nacional 2009)
Mais uma vez, os atletas juniores estiveram ao melhor nível, com Marco Alves a vencer a Placa A a outro júnior, Cláudio Pinto, e Tomás Silva a vencer a Placa B, além da presença de Rui Soares na final do torneio.
Aumentam assim as expectativas para o torneio de decisão do título de Campeão Nacional de 2009. Castelo Branco vai ser, uma vez mais, o palco de uma competição que suscita, desde já, elevadas expectativas...
Já pode consultar os resultados completos e outras informações aqui...

 

CAMPEONATOS REGIONAIS INDIVIDUAIS 2009
> 23-24 OUTUBRO, NORTE - CLUBE SQUASH/PORTO
> 23-24 OUTUBRO, CENTRO - FORLIFE/VISEU
> 23-24 OUTUBRO, SUL - AMARILIS/PORTIMÃO
> 30-31 OUTUBRO,
CENTRO-SUL - VALTÉNIS/PENHA LONGA

Os vários torneios para apuramento dos campões regionais individuais foram realizados nas últimas semanas e os títulos foram atribuídos:
- Alberto Rezende, vencendo na final Paulo Pinto (Zona Norte)
- Rui Cruz, vencendo na final Marco Alves (Zona Centro)
- Alfredo Felicidade, vencendo na final Pedro Dâmaso (Zona Centro-Sul)
- Ivo Rocha, vencendo na final Zélio Neto (Zona Sul)
Relembramos que os finalistas têm direito à participação directa no Campeonato Nacional Individual 2009 a realizar em Castelo Branco no início de Dezembro.
Os resultados completos já podem ser consultados aqui.

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB-15 & SUB-19
> 26 SETEMBRO, MOENTE AVENTINO - PORTO

Realizaram-se este fim de semana no Complexo Desportivo do Monte Aventino no Porto, os Campeonatos Nacionais de sub 15 e sub 19.
Matilde Ribas venceu Catarina Nunes na final de sub 15 feminino por 3-0, enquanto Joana Pinto derrotou Sara Neves na final de sub 19, também por 3-0. No sector masculino, Cláudio Pinto venceu na final de sub 15 Tomás Silva por 3-0, enquanto na final de sub 19, a mais equilibrada dos Campeonatos, Rui Soares venceu José Maria Ribeiro por 3-2.
Já podem ser consultados todos os resultados aqui.

 

ETAPA DO CENTRO/SUL FOI ANULADA...
> O torneio agendado para esta altura teve ser que ser anulado!

Infelizmente, por razões alheias à Direcção Técnica Nacional da FNS, não foi possível garantir que nenhuma das candidaturas habituais para este altura do ano reunisse as condições minímas aceitáveis para um torneio do Circuito Nacional, pelo que a Direcção da FNS se vê forçada a anular esta etapa do circuito. Pedimos, de qualquer forma, desculpa aos nossos associados por eventuais incómodos por esta alteração no planeamento desportivo.
Bruno Dias (Presidente da FNS)

 

BAIRRADA SQUASH OPEN 2009
> 18 A 20 DE SETEMBRO
> COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DA ANADIA
> GRANDE HOTEL DE LUSO****

Muito bom, é como se pode classificar o torneio que decorreu na zona da Bairrada, mais propriamente no Complexo Desportivo da Anadia e no Grande Hotel de Luso. Tanto do ponto de vista desportivo, onde assistimos a jogos de grande qualidade, como pela forma como todos os atletas foram recebidos na Bairrada, este foi sem dúvida um bom fim de semana para o squash nacional.
De referir as extraordinárias prestações de vários atletas juniores, principalmente a de Rui Soares que atingiu as meias finais do quadro principal, mesmo aí vendendo muito cara a derrota perante um João Caiano em grande forma. José Maria Ribeiro em 7º, Pedro Pinto em 15º e Claudio Pinto em 18º, foram os outros atletas juniores a sobressair e a revelar que o futuro do squash nacional está assegurado.
A vitória de Matthew Theodoris, numa renhida final com João Caiano, vem tornar o final desta época desportiva ainda mais aliciante!...
Os resultados completos estão disponíveis aqui.

 

CAMPEONATO NACIONAL EQUIPAS 2009
> 17-18 DE OUTUBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO.

A festa mais importante da comunidade "squashista" nacional foi feita, mais uma vez, no Solinca/Dragão, na cidade do Porto. Com uma participação recorde de 14 equipas, incluindo uma equipa da região autónoma da Madeira, o evento foi uma verdadeira festa em que os valores de competitividade salutar e desportivismo imperaram do primeiro ao último jogo.
A equipa principal da Squash PT sagrar-se-ia campeã, vencendo na final a excelente equipa junior do Aveiro - Ria. O último lugar do pódio foi ocupado pela equipa principal da Escola Squash do Porto.
Todos os resultados estão publicados em pormenor aqui..

 

CAMPEONATO NACIONAL SUB-13 & SUB-17
> 13 JUNHO, JARDINS DA RIA - TORREIRA
> Sem surpresas...

Foi com alguma naturalidade que Rui Soares e Sara Neves (Sub17) e Tomás Silva e Matilde Ribas (Sub13) se sagraram Campeões Nacionais Juniores 2009, confirmando assim as credenciais desportivas demonstradas anteriormente em provas nacionais e internacionais.
Já podem ser consultados todos os resultados aqui.

 

GERMAN JUNIOR OPEN 2009
> 29-31 MAIO, MUNIQUE - ALEMANHA
> Os resultados continuam a aparecer...

Os juniores portugueses continuam a somar bons resultados no circuito europeu. Desta vez, na Alemanha, para o German Junior Open, Tomás Silva obteve um excelente 3° lugar nos Sub13 e Cláudio Pinto conseguiu ficar em 17° no quadro de Sub15. Os nossos parabéns aos atletas, técnicos, amigos e familía.
Sem dúvida um bom prenúncio para os Campeonatos Nacionais Juniores Sub13 e Sub17 a realizar no dia 13 de Junho nos Jardins da Ria...

 

COPA IBÉRICA 2009
> 23 MAIO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO
> A tradição de um torneio internacional de juniores...

A X Edição da Copa Ibérica decorreu este fim de semana no complexo de squash do Solinca no Estádio do Dragão e contou com a presença de mais de 60 atletas nos escalões sub13, sub15, sub17 e sub19 masculinos, e sub13 e sub17 femininos. Os portugueses obtiveram duas vitórias, com presenças em todas as finais masculinas: Tomás Silva e Cláudio Pinto venceram respectivamente os sub13 e sub15, enquanto que Rui Soares e José Maria Ribeiro perderiam nas finais de sub17 e sub19. De referir ainda o 3º lugar alcançado por Matilde Ribas nos sub13 femininos.
Estas classificações atestam, mais uma vez, a enorme progressão do squash junior nacional. Para obter os resultados de todos os jogos, por favor contacte-nos por email.

 

ESPINHO SQUASH OPEN 2009
> 29-31 MAIO, COMPLEXO DE TÉNIS DE ESPINHO
> O regresso do circuito nacional a Espinho...

O complexo de ténis de Espinho recebeu o Circuito Nacional FNS 2009 com uma ajuda do Complexo Desportivo do Colégio de Lamas, a quem agradecemos as condições disponibilizadas.
Do ponto de vista desportivo o torneio teve o vencedor previsto, o Egípcio radicado em Espanha, Amir El Samahyl, que venceria na final Matthew Theodoris, mas foram vários os pontos de interesse e algumas "quase" surpresas...
O veterano José Aguiar chegaria ao quarto lugar ao vencer nos quartos-de-final o nº 1 nacional, André Lima que se ficaria no 5° lugar. Também Rui Cruz teve uma participação excelente ao vencer Alexandre Martins e Diogo Mendes, garantindo assim o 6° lugar, assim como o Hugo Cabral que alcançaria o 9º lugar. João Caiano e Matthew Theodoris degladiaram-se numa emocionante meia-final que ficaria decidida por 3-2 a favor do Mathew, ficando assim o 2° e 3° lugares entregues a estes dois atletas.
Informações mais completas, incluindo regulamento desportivo e resultados completos, podem ser encontrados aqui...

 

CAMPEONATO EUROPEU SUB17
> 7-10 MAIO, GIRONA/BARCELONA - ESPANHA
> A equipa nacional obteve um resultado histórico!...

Pela primeira vez na sua história, Portugal esteve representado no Europeu de Juniores na categoria de sub-17 com uma selecção nacional formada por Camille Lanier (atleta luso americana radicada nos Estados Unidos), Rui Soares, Marco Alves e Pedro Pinto, tendo obtido um excelente 13° lugar!
O seleccionador nacional José Aguiar acompanhou a equipa numa delegação chefiada pelo director federativo José Soares.
No primeiro dia de provas a equipa portuguesa mostrou-se bem preparada, apesar das duas derrotas, a primeira com a França, uma selecção que veio discutir os primeiros lugares (pelos atletas que apresenta, Gaultier e Lincou têm sucessores pela certa) e a segunda frente à Holanda, que é, cada vez mais, uma potência da modalidade, apresentando uma equipa com muita experiência e qualidade. Só o excepcional jogo de Rui Soares permitiu a Portugal a primeira vitória em partidas frente à Holanda. Pedro Pinto, ainda muito jovem (tem 14 anos) lutou muito, mas era impossível fazer melhor. Camille Lanier esteve a ganhar 10-8 no 1º jogo, mas a grande experiência da holandesa não lhe permitiu mais do que isso. No início da manhã do segundo dia Portugal derrotou a Irlanda por 3-0, apesar do início muito difícil. Marco Alves esteve a perder 10-5 no 5º set, mas conseguiu dar a volta ao resultado e ganhar por 12-10. Este facto motivou determinantemente a equipa e Rui Soares logo a seguir entrou muito bem e venceu o nº1 da Irlanda por claros 3-0. Camille Lanier não tinha que se esforçar muito porque o apuramento para a poule seguinte estava garantido mas não quis deixar de vencer também por 3-0.
Depois de perder com Espanha, Portugal foi jogar um lugar entre o 9° e o 16°, tendo conseguido um honroso 13° lugar ao bater a Suécia e a Itália nos dois últimos dias da prova. Portugal terminou assim a sua participação no Campeonato da Europa de Juniores sub 17 ao vencer a Itália por uns expressivos 3-0, sem perder qualquer set! Camille Lanier, Rui Soares e Marco Alves entraram determinados a mostrar que a equipa nacional, com um pouco mais de experiência (esta foi a primeira participação num Europeu Junior de Nações) pode atingir o top 10 europeu. Mais ainda, quando se constata que dos 4 elementos da equipa apenas Marco Alves completa 17 anos em 2010, pelo que no ano que vem teremos, com certeza, uma equipa capaz de discutir lugares cimeiros na classificação final...
A comitiva portuguesa regressa ao final da tarde ao Porto, muito motivada para continuar o trabalho ao nível das selecções jovens que, num futuro próximo, nos permitirá competir de igual para igual com as principais nações europeias.
Informações mais completas podem ser encontrados aqui...

 

ALGARVE SQUASH OPEN 2009
> 1-3 ABRIL, BARRINGTONS HOTEL G&S, VALE DO LOBO
> João Caiano vence toda a concorrência...

Aproveitando o feriado de dia 1 de Maio, este foi, como sempre, um evento de grande afluência de associados.
João Caiano voltou ao seu melhor vencendo os seus mais directos adversários, incluindo André Lima (meias-finais) e Matthew Theodoris, numa das mais interessantes vitórias da sua carreira.
Os resultados completos já estão disponíveis...
Informações mais completas, incluindo regulamento desportivo e resultados completos podem ser encontrados aqui...

 

NORTE SQUASH OPEN 2009
> 3 A 5 DE ABRIL, SOLINCA NORTESHOPPING, PORTO
>> NOVAS REGRAS NOS TORNEIOS DO CIRCUITO <<

Despois de alguns anos de afastamento, eis que, depois de remodelado, o Solinca NorteShopping volta a entrar na lista das provas nacionais. Com 500 euros de prize money, esta será a quarta prova da época 2009.
A vitória desportiva veio a sorrir, como esperado, a Amir El Samahyl, que não deixou os seus créditos por mãos alheias e bateu com relativa facilidade todos os seus adversários, sem perder um único set em todo o torneio, incluindo André Lima na final.
Os resultados completos de todos quadros já estão disponíveis.Informações mais completas, incluindo regulamento desportivo e dados sobre alojamento podem ser encontrados aqui...

 

TOMAR SQUASH OPEN 2009
> 6-8 MARÇO, COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL
> André Lima vence na estreia de Tomar no circuito...

Baptizando a estreia de Tomar no circuito nacional, André Lima voltou às vitórias, desta vez disputando a final com um estreante nas finais, o brasileiro Silvano Rodrigues, que realizou um excelente torneio. De destacar também mais uma excelente prestação dos juniores nacionais, nomeadamente do Rui Soares que, desta vez, já foi até às meias finais, sendo apenas derrotado por André Lima, e do Marco Alves, com uma excelente vitória na final da Placa A.
Fica aqui a lista dos 16 primeiros: 1º André Lima, 2º Silvano Rodrigues, 3º Rui Soares, 4º José Aguiar, 5º João Caiano, 6º Diogo Mendes, 7º Carlos Mendes, 8º Rui Cruz, 9º Alexandre Martins, 10º Pedro Dâmaso, 11º Francisco Lupi, 12º Hugo Cabral, 13º José P. Leite, 14º Pedro Proença, 15º Pedro Ribeiro, 16º Alfredo Felicidade.
Os resultados completos da competição já estão disponíveis...
Informações mais completas, incluindo regulamento desportivo e dados sobre alojamento podem ser encontrados aqui...

 

SQUASH NACIONAL TRIUNFA LÁ FORA!
> O Squash Junior continua a dar-nos excelentes resultados...

É cada vez mais evidente a qualidade que o squash junior nacional já atingiu, situando-se hoje em patamares nunca antes conseguidos na modalidade. E tal só é possível pelo esforço dos próprios atletas, dos familiares, dos técnicos particulares envolvidos e dos responsáveis na FNS pelas camadas mais jovens, num esforço contínuo de aperfeiçoamento técnico e acompanhamento desportivo a todos os níveis.
Pelos resultados a nível nacional de internacional destacaram-se o Rui Soares, Cláudio Pinto e Tomás Silva, mas novos atletas estão já a despontar a um nível elevado (José M. Ribeiro, Marco Alves, Pedro Pinto, Isaac Costa, Jorge Pimentel, Raúl Maurício e João Pires), com especial menção para a nossa menina Matilde Rivas.

Agradecemos também aos patrocinadores que têm ajudado os nossos atletas mais novos:

  • BIOSONDA
  • rzd.FOOD DEPARTMENT
  • RESENDE SOARES

Segue-se uma lista dos principais resultados internacionais obtidos pelos nossos juniores desde Dezembro 2009:

1. Scoittish Open - Edimburgo - 27 a 30 de Dezembro
159 Jogadores
José M. Ribeiro (sub 17 ) - 15°
Rui Soares (sub 17) - 16°

2. Campeonatos Galegos - Pontevedra - 14 deFevereiro
41 jogadores
Tomás Silva (sub 13) - 1°
Jorge Pimentel (sub 13) - 8°
Matilde Rivas (sub 13 F) - 6ª
Rui Soares (sub 17) - 3°
José M. Ribeiro (sub 17) - 4°
Pedro Pinto (sub 17)- 5°
Cláudio Pinto (sub 17) - 6°
Isaac Costa (sub 17) - 11°

3 . French Junior Open - Lille - 20 a 22 de Fevereiro
207 jogadores
Tomás Silva (sub 13 ) - 7°
Cláudio Pinto (sub 15) - 10°
Rui Soares (sub 17) - 30°
Marco Alves (sub 17) - 42°

4. Campeonato de Espanha Sub 17 - Vigo - 20 a 22 de Fevereiro
48 Jogadores
José M. Ribeiro - 19°
Hugo Cabral - 21°
João Pires - 24°
Pedro Pinto - 27°
Isaac Costa - 29°

5. Campeonato de Espanha - Pontevedra - 27 a 29 Fevereiro
48 jogadores
Tomás Silva (sub 13) - 16°
Rui Soares (sub 17) - 5°
José M. Ribeiro (sub 17) - 8°
Pedro Pinto (sub 17) - 13°
Cláudio Pinto (sub 17) - 14°

 

GOBULLING.com SQUASH OPEN 2009
> 6-8 FEVEREIRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO
> O Circuito Nacional em grande formato...

O circuito nacional 2009 teve mais uma etapa no centro nevrálgico do squash nacional, o fantástico complexo de squash do Solinca-Dragão, na cidade do Porto. Com um prize money de 500 euros, foi tudo que se esperava, incluindo uma adesão massiva perto da centena de atletas.
Tendo sido, seguramente, um dos melhores torneios de squash realizados em Portugal nos últimos anos, a qualidade e competitividade das partidas, as excelentes condições do complexo de Squash do Dragão e a afluência de público fizeram deste torneio uma referência para o que a FNS deseja no Circuito Nacional.
O grande vencedor seria o egípcio radicado em Espanha Amir El Samahy, que na final derrotou Matthew Theodoris, nº 2 do ranking Nacional, por 3-0. Destaque para Diogo Mendes, Alfredo Felicidade, Francisco Lima e Pedro Pinto (um junior de 14 anos que atingiu a final da placa A).
A nota dominante foi o equilibrio existente no TOP 20 nacional com vários jogadores a subirem de posição e outros a perderem-na, o que revela uma grande disputa por esses lugares, tornando assim o ranking nacional mais dinâmico e competitivo.
O ranking nacional será actualizado em correspondência até dia 17 de Fevereiro.
Os resultados completos já estão disponíveis!

 

TRAJECTÓRIA OPEN SQUASH 2009
> 16-18 JANEIRO, SQUASH OLAIAS - LISBOA
> André Lima começa o Circuito 2009 a vencer...

O primeiro torneio do Circuito Nacional 2009 correspondeu às expectativas quer na qualidade técnica quer na competitividade da maioria dos jogos disputados, e acabaria por finalizar com um excelente jogo entre André Lima e Mathew Theodoris discutido no “tie-break” do 5º set a favor do primeiro. O aparecimento de atletas juniores com um nível elevado, bem como o apuramento até ao 16º lugar, foram novidades que a FNS regista como muito positivas. A destacar as excelentes prestações de Alexandre Martins, 4º, Rui Cruz, 5º, Rui Soares, atleta junior, 9º, José P.Leite, 11º e Pedro Dâmaso, 12º no que ao apuramento diz respeito. Alfredo Felicidade venceria uma placa A muito forte derrotando na final outro junior, José Maria Ribeiro, e António Abreu (mais uma jovem promessa da Madeira) venceria a placa B. Está assim lançado o Circuito de 2009, com a 2ª prova a ser já no início de Fevereiro (6, 7 e 8) no complexo de squash do Dragão no Porto.
Os resultados completos podem ser consultados aqui...

 
CAMPEONATO NACIONAL 2008 SUB11/SUB17
> 3 Janeiro 2009
> Academia de Ténis, Póvoa do Varzim

Realizou-se no passado dia 3 de Janeiro, nas instalações da Academia de Ténis da Póvoa do Varzim, o Campeonato Nacional de Squash Junior 2008, na categoria de Sub17 (na categoria de sub11 não houve participantes em número suficiente). O evento, organizado pela Federação Nacional de Squash com a colaboração do Varzim Squash Club, apoio da Varzim Lazer e patrocínio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, encerrou a época desportiva de 2008.
O junior Rui Soares fechou um excelente ano desportivo com a conquista do título de Campeão Nacional Junior Sub17 ao bater na final Marco alves.
Nos femininos, Matilde Ribas seria eleita Campeã Nacional Junior 2008.
Resultados completos aqui...


CIRCUITO NACIONAL 2009

Neste ano, a Direcção da FNS decidiu introduzir algumas alterações relevantes ao circuito deste ano e que irão ser adoptadas logo desde o primeiro torneio nas Olaias...
>> Apuramento da classificação lugar a lugar para os 16 primeiros classificados do quadro principal.
Com esta medida esperamos poder contrinuir para uma ainda maior competitividade entre os melhores atletas nacionais e retribuir a sua dedicação ao permitir que, não tendo acesso a nenhuma placa, estes possam discutir a classificação nos torneios lugar a lugar, sendo que a atribuição de pontos do ranking também passará a ter em conta esta classificação. Por outro lado, esta medida obriga a que os torneios passem a acabar mais tarde do que habitual, isto é, a final normalmente marcada para período após o almoço passará a ser realizada entre as 18:00 e as 20:00, dependendo do número de inscritos e do número de courts disponíveis para o torneio.

>> Prazos limite de inscrição mais apertados.
O prazo limite de inscrição nos torneios do circuito nacional passa a ser às 12:00 da terça-feira anterior à realização do evento. O período de verificação das inscrições será de 24 horas (até às 12:00 de Quarta-feira) e os horários serão publicados, sempre que possível, nas 24 horas seguintes (até às 12:00 de Quinta-feira).
>> Definição prévia dos horários de início de todas as rondas dos torneios.
Como nem sempre é possível garantir que os horários completos sejam publicados até às 12:00 da Quinta-feira anterior à realização do evento, serão fixados horários genéricos para todas as rondas de todos os quadros a aplicar em todos os torneios e que dependerão apenas do número de inscritos e do número de courts disponíveis. Assim, cada atleta, após o fecho das inscrições, com a saída da lista oficial de inscritos às 12:00 de Quarta-feira, poderá saber em que intervalo horário decorrerá a ronda do seu primeiro jogo e melhor planear a sua deslocação sem sequer ter ainda acesso aos horários completos. Estes horários pré-fixados serão publicados na quarta-feira juntamente com a lista oficial e confirmada de inscritos.

>> A inscrição dos atletas através dos seus clubes não trará qualquer benefício em termos de valor de inscrição.
Em 2007 a Direcção da FNS introduziu uma medida de apoio aos clubes, permitindo que estes arrecadassem 20% de todas as inscrições dos seus atletas nas provas do circuito nacional. No entanto, durante estes dois últimos anos, verificou-se na prática uma fraca adesão dos clubes e, nos que aderiram, o benefício não foi aproveitado em prol do clube mas apenas serviu para os atletas pagarem menos em cada inscrição. Sendo assim, a Direcção da FNS decidiu terminar com esta medida pelo que, já a partir do torneio das Olaias, deixa de estar em vigor.

>> Faltas de comparência nas placas deixam de acarretar perda de pontos, desde que anunciadas logo após o jogo em que o atleta perde a primeira vez no torneio.
As faltas de comparência às placas e ao apuramento lugar a lugar dos 16 primeiros classificados não acarretará a perda dos pontos do torneio desde que:
- O atleta avise o juíz árbitro logo após o jogo em que perde pela primeira vez no torneio (e que lhe daria acesso a uma placa ou ao apuramento lugar a lugar dos 16 primeiros), ou
- Quando ganha nas placas ou no apuramento lugar a lugar e avise de imediato o juíz árbitro que não poderão estar presentes no jogo seguinte, também não perderá os pontos do torneio.
- O atleta não falte aos jogos do quadro principal, situação em que o atleta terá sempre que apresentar uma justificação aceitável pela Direcção da FNS, sob parecer do Juíz Árbitro da prova, para não perder os pontos e não se sujeitar a eventual processo disciplinar.
- Não podendo avisar na altura referida nos pontos anteriores, o atleta apresente, até às 12:00 da terça-feira seguinte à realização do torneio, uma justificação aceite como adequada pela Direcção da FNS, sob parecer do Juíz Árbitro do torneio.

 

CAMP. NACIONAL ABSOLUTO 2008
> 6-7 NOVEMBRO
> FORLIFE, VISEU

A época desportiva terminou em festa em Viseu, nas instalações do Forlife, com a atribuição do título de Campeão Nacional Absoluto 2008 num evento fechado aos melhores do ranking nacional e aos finalistas dos campeonatos regionais.
De salientar as magníficas instalações deste complexo desportivo que ameaça tornar-se um exlíbris do squash nacional!
João Caiano sagrou-se Campeão Nacional Absoluto 2008, vencedo André Lima, campeão em 2007, com uns renhidos 3-2, numa excelente final de propaganda para a modalidade.
Aqui fica a classificação final dos jogadores presentes na edição deste ano:
1° - João Caiano
2° - André Lima
3° - José Aguiar
4° - Carlos Mendes
5° - Hugo Cabral
6° - José P. Leite
7° - Rui Cruz
8° - Tiago Machado
9° - Gabriel Mateus
10° - Rui Soares
11° - Nelson Pereira
12° - Francisco Lupi
13° - Raúl Maurício
14° - António Abreu
15° - Luís Carvalho
16° - Tiago S. Marques
17° - António Bettencourt
18° - Pedro Proença
19° - Jorge Garrido
20° - Rui M. Teixeira
21° - Augusto Paulo
22° - José Soares
Alexandre Martins, Não Qualificado
Pedro Ribeiro
, Não Qualificado
Alberto Rezende
, Não Qualificado
Carlos Pereira
, Não Qualificado
Pedro Dâmaso
, Não Qualificado
Alfredo Felicidade
, Não Qualificado
Vasco Santos
, Não Qualificado
Miguel Hallux
, Não Qualificado
Francisco Correia
, Não Qualificado

Poderá consultar os resultados completos de todos os quadros dentro de alguns dias na secção deste evento...


PORTO CUP SQUASH 2008

> 500 EUROS PRIZE MONEY
> 14-16 NOVEMBRO - MONTE AVENTINO, PORTO

Um do mais clássicos torneios nacionais fechou o Circuito Nacional 2008 e onde se decidiram alguns lugares no ranking nacional, que apura directamente os atletas para estarem presentes no Campeonato Nacional Absoluto 2008.
O vencedor, sem surpresas, seria André Lima, vencendo na final Paulo Pinto por uns claros 3-0. No entanto, todo o torneio foi extremamente competitivo, com resultados muito equilibrados.

Os resultados completos da prova já estão disponíveis para consulta online.


CASCAIS SQUASH OPEN 2008

> 10 A 12 DE OUTUBRO
> QUINTA DA MARINHA

Um do mais apetecidos torneios da zona centro disputou-se, mais uma vez, nas instalações do excelente complexo da Quinta da Marinha em Cascais.
O vencedor, sem surpresa, foi André Lima, uma vez que o João Caiano e o Matthew Teodoris não puderam comparecer. André Lima bateu na final o veterano Carlos Mendes, por claros 3/0.

De destacar a excelente competitividade geral do evento, com muitas partidas a precisarem de 5 jogos para serem decididas.
Os resultados completos,, bem como informações adicionais, estão disponibilizados online.

 

CAMPEONATOS REGIONAIS 2008
> 1 E 2 DE NOVEMBRO (8 E 9 NOVEMRONO SUL)
> NORTE, CENTRO, CENTRO-SUL, SUL, AÇORES, MADEIRA

Exceptuando as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, que ainda não realizaram os seus Ccampeonatos Regionais, os títulos este ano já estão atribuídos!
A Direcção da FNS agradece o empenho de quem esteve a cargo de organizar localmente cada um dos eventos!
Os finalistas de cada região terão acesso directo ao quadro principal do Campeonato Individual Absoluto 2008 a disputar no final do ano, que, a partir do presente ano desportivo será disputado em quadro fechado de 32 atletas (12 finalistas de cada região mais os 20 melhor classificados do ranking nacional).
RESULTADOS COMPLETOS JÁ DISPONÍVEIS!

  • Norte: André Lima, Carlos Mendes (finalista).
  • Centro: Hugo Cabral, Rui Soares (finalista).
  • Centro-Sul: Alfredo Felicidade, Alexandre Martins (finalista).
  • Sul: Pedro Pina, Luís Fonseca (finalista).
  • Madeira - ?
  • Açores - ?

CURSO TREINADOR-ASSISTENTE NÍVEL 1
> 22-23 NOVEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

O já muito requisitado Curso de Treinador de Nível 1 foi novamente ministrado no Porto: Solinca/Dragão. Os responsáveis por esta acção de formação forão André Lima (Campeão Nacional 2007) e José Aguiar (Director Técnico Nacional).
Mais informações aqui.
..


CASCAIS SQUASH OPEN 2008

> 10 A 12 DE OUTUBRO
> QUINTA DA MARINHA

Um do mais apetecidos torneios da zona centro disputou-se, mais uma vez, nas instalações do excelente complexo da Quinta da Marinha em Cascais.
O vencedor, sem surpresa, foi André Lima, uma vez que o João Caiano e o Matthew Teodoris não puderam comparecer. André Lima bateu na final o veterano Carlos Mendes, por claros 3/0.

De destacar a excelente competitividade geral do evento, com muitas partidas a precisarem de 5 jogos para serem decididas.
Os resultados completos,, bem como informações adicionais, estão disponibilizados online.


NOVO ENDEREÇO DO SITE DA FNS!
> WWW.PTSQUASH.ORG e WWW.PT-SQUASH.ORG

Por questões de segurança, o site da FNS pode ser acedido por www.ptsquash.org e também por www.pt-squash.org.


CAMPEONATOS NACIONAIS 2008

> VETERANOS, FEMININOS, JUNIORES SUB'15 & SUB'21
> Parabéns aos novos Campeões Nacionais!
> CLUBE DAS OLAIAIS - LISBOA

Um dos campeonatos mais importantes desta época desportiva disputou-se no passado dia 4 de Outubro: o Campeonato Nacional para Femininos, Veteranos e Juniores Sub'15 e Sub'21.
Destacamos os novos campeões nacionais: Cláudio Pinto (Sub15), Hugo Cabral (Sub21), Sofia Gonçalves (Femininos), Alexandre Martins (Vet+35), José Aguiar (Vet+45) e Rodrigo Lobo (Vet+50).

Os resultados completos já estão disponíveis para consulta.



SQUASH TRYP OPEN 2008
> 5 A 7 DE SETEMBRO, CASTELO BRANCO
> HOTEL TRYP - COLINA DO CASTELO

A re-abertura da epoca desportiva teve como palco um dos locais mais apetecidos no panorama do squash nacional: o Hotel Tryp - Colina do Castelo, onde se realiza há já uma decada, um dos torneios mais emblemáticos do Circuito Nacional de Squash. Este ano não foi excepção, confirmando-se a elevada qualidade e dedicação da organização local.
João Caiano foi o grande vencedor, batendo André Lima por 3-1, numa final competitiva e emocionante.

Os resultados finais podem ser consultados aqui.



CAMPEONATO NACIONAL EQUIPAS 2008
> 5 E 6 DE JULHO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

Numa competição sem surpresas, a equipa principal da Escola de Squash do Porto, constituída por Amir Samahy, João Caiano, Diogo Mendes, Carlos Mendes, Paulo Pinto e Francisco Lupi, tornou a sagrar-se Campeã Nacional 2008. Nos lugares imediatos ficaram a equipa principal do Fuzelhas Squash Dragão e a equipa representante do Algarve.

Os resultados finais podem ser consultados aqui.


SPANISH JUNIOR OPEN 2008
> JUNIORES PORTUGUESES COM RESULTADOS FANTÁSTICOS!

No recente torneio do Circuito Europeu Junior em Santiago de Compostela em Espanha, os atletas portugueses continuam a melhorar as suas performances, chegando desta vez a ganhar a categoria de Sub-13 através do Cláudio Pinto e a atingir um 4°, um 5° e um 6° lugar por José Maria Ribeiro (Sub-17), Rui Soares (Sub-15), e Tomás Silva (Sub-13), respectivamente.
De salientar a boa prestação de toda a comitiva, que se completou com Pedro Pinto (13° nos Sub-15), Marco Alves (18° nos Sub-17) e Raúl Maurício (19° nos Sub-17).


FORMAÇÃO DE ARBITRAGEM NÍVEL 1
> 22 DE JUNHO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

No passado dia 22 de Junho realizou-se a primeira formação de arbitragem da FNS. Esta formação de nível 1, pretendeu atribuir competências que possam vir a expressar-se na classificação de "Apto a Arbitrar", "Árbitro Local" e "Árbitro Regional", dependendo da pontuação obtida pelos participantes num teste de aferição realizado no mesmo dia da formação.
Com mais de uma dezena de participantes de todas as faixas etárias, a formação decorreu como esperado, tendo sido óbvio o interesse e empenho dos participantes nas actividades desenvolvidas no seu âmbito.

A Direcção e a Comissão de Arbitragem da FNS irá organizar várias outras acções de formação de nível 1 até final de 2008, noutras regiões do continente e, espera-se, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.


CAMPEONATO NACIONAL JUNIOR 2008
> SUB-13 & SUB-19
> 14 DE JUNHO, JARDINS DA RIA - TORREIRA

Nas competições disputadas no passado dia 14 de Junho foram atribuídos os títulos de Campeões Nacionais Juniores aos atletas Rui Soares e Cláudio Pinto, nas categorias de Sub-19 e Sub-13, que venceram nas respectivas finais, José Maria Ribeiro e Tomás Silva.
Os resultados completos podem ser consultados aqui.


CAMPEONATO EUROPEU INDIVIDUAL 2008
> 4 A 7 DE JUNHO, BRATISLAVA - ESLOVÁQUIA
Depois de Portugal ter estado presente no último Campeonato Europeu de Selecções realizado no mês passado na Holanda, escreveu-se mais um marco importante na hostória do squash nacional com a presença do Campeão Nacional em título, André Lima, no Campeonato Europeu Individual disputado em Bratislava, de 4 a 7 de Junho.

O atleta representou condignadmente as cores nacionais, tendo conseguido resultados desportivos de mérito, com uma classificação final de 32°.

CIRCUITO NACIONAL ADOPTA SISTEMA PAR11
> Já a partir do Mangualde Squash Open 2008!
Depois da decisão da European Squash Federation (ESF) de passar a utilizar em todas as suas competições a partir de 25 de Maio o sistema de pontuação Point-A-Rally aos 11 pontos (PAR11), a Direcção da FNS decidiu adoptar também esse sistema no Circuito Nacional 2008 e em todas as provas de Campeonato a realizar em 2008. O sistema PAR11 é idêndico ao antigo PAR15 mas apenas a 11 pontos. Assim, todos os rallys contam para a pontuação (excepto, claro, quando é atribuído um LET), independentemente de quem está a servir. Adicionalmente, é preciso vencer sempre com uma diferença de dois pontos. Portanto, se um jogo (ou set) chegar aos 10-igual, os jogadores terão obrigatoriamente que continuar a jogar até um deles conseguir vantagem de dois pontos.

MANGUALDE SQUASH OPEN 2008
> 30 MAIO A 1 JUNHO, PISCINAS MUNICIPAIS
> 500 Euros Prize Money
O complexo desportivo das Piscinas Municipais em Mangualde recebeu a sexta prova do Circuito Nacional 2008, tendo sido este torneio o primeiro a adoptar, na nível nacional, o sistema de pontuação PAR11.
O vencedor foi João Caiano, evidenciando um jogo de ataque mais eficiente que o seu adversário directo da final, André Lima.
O vencedor da Placa A foi Francisco Lupi e o vencedor da Placa B foi Pedro Mesquita.

Já pode consultar os resultados completos do evento.


PORTUGAL ESTEVE PRESENTE NO
CAMPEONATO EUROPEU DE SELECÇÕES 2008

> 30 DE ABRIL A 3 DE MAIO
> AMSTERDÃO, HOLANDA
Oito anos depois, Portugal voltou a estar presente no Campeonato da Europa de Squash por Selecções que se realizará em Amsterdão - Holanda de 30 de Abril a 3 de Maio próximos.
O alto patrocínio da Inforlândia, através da sua marca INSYS, possibilitou esta deslocação, que marcou a reentrada do squash nacional nas esferas internacionais, com tudo o que isso significa de positivo para o desenvolvimento da modalidade.
De realçar também o patrocínio que a marca GIANTO garantiu à nossa selecção, oferecendo o equipamento que todos os atletas utilizaram durante a competição e a companhia VICTORIA que garantiu os seguros dos atletas durante a competição.
Do ponto de vista desportivo, Portugal conseguiu alcançar um excelente 21° lugar (em 28 selecções), que é, em termos relativos, a melhor classificação de sempre para a cores nacionais, tendo perdido um único encontro contra a selecção de Israel e tendo conseguido vitórias importantes contra equipas como a da Rússia e a da Ucrânia.
Pode consultar uma reportagem completa deste evento e da participação portuguesa no link dedicado ao evento.
De realçar que esta classificação abre perspectivas promissoras para uma eventual participação de Portugal na Challengers Nations Cup em Setembro, onde passou a ser uma das nações candidatas ao título desta competição e à subida à primeira divisão europeia.
Neste momento, o único entrave à participção nacional é a falta de apoios, que não serão fáceis de angariar até à data limite de inscrição (1ª semana de Junho 2008).

COPA IBÉRICA 2008 - JUNIORES
> 17 MAIO, SOLINCA/DRAGÃO-PORTO
> SUB 11, 15 E 19
O Solinca-Dragão recebeu mais uma edição da Copa Ibérica, que se vai afirmando como um dos mais importantes torneios de juniores na Península Ibérica.
Os vencedores das várias categorias foram: Jorge Monteiro (M-Sub11), Rui Soares (M-S15), Hugo Varela (M-Sub19), Inês Gomes (F-S11), Iria Rodriguez (F-Sub15) e Ana Arosa (F-S19).
Os quadros com os resultados serão publicados em breve.

ALGARVE SQUASH OPEN 2008
> 25 A 27 DE ABRIL, BARRINGTONS HOTEL GOLF & SPA
> 1.000 Euros (Prize Money)

O excelente resort do Barringtons Hotel Golf & Spa em Vale do Lobo recebeu a edição de 2008 do Algarve Squash Open.
Este ano a vitória sorriu a Matthew Theodoris, batendo na final João Caiano e na meia-final André Lima, demonstrando assim estar em excelente forma para o Campeonato Europeu de Equipas na Holanda.
De realçar o retorno do Benjamin Mateus (uma das nossas maiores promessas), apesar de ainda não ter um ritmo competitivo adequado, e da boa prestação do junior Hugo Cabral, conseguindo chegar até aos quartos-de-final.
Os resultados completos
já podem ser consultados.

JARDINS DA RIA SQUASH OPEN 2008
> 28 A 30 MARÇO, TORREIRA
> 500 Euros (Prize Money)

O circuito nacional foi, mais uma vez, muito bem recebido nas excelentes instalações dos Jardins da Ria.
O torneio, para além de muito concorrido, foi muito competitivo, como se pode comprovar pela quantidade de resultados de 3-2 do quadro principal.
A surpresa do evento foi o junior Rui Soares que, vindo da qualificação, eliminou, sucessivamente, os atletas Alexandre Martins e Zélio Neto, chegando, assim, aos quartos de final da competição.
O Campeão Nacional, André Lima, foi um justo vencedor, derrotando nas meias-finais e final os mais directos adversários no circuito desta época, Matthew Theodoris e João Caiano, respectivamente.
Já estão disponíveis os resultados completos da prova.

COVILHÃ SQUASH OPEN 2008
> 29 FEVEREIRO A 2 MARÇO, CLUBE DE CAMPO
> 500 Euros (Prize Money)

O Circuito Nacional 2008 esteve no interior do nosso país, para uma das mais tradicionais paragens do circuito nacional.
O torneio correu muito bem do ponto de vista competitivo, com alguns jogadores a irem mais longe nos quadros comprtitivos do que é costume, confirmando assim uma subida de forma. Foi o caso do André Costa e do Rui Cruz, alcançando ambos os quartos de final da prova. O Diogo Mendes também confirmou a sua subida de forma e chegou às meias-finais. Destaque ainda para as vitórias nas placas A e B de Carlos Neves e Raúl Maurício (mais um junior saído dos treinos da selecção junior), respectivamente. O grande vencedor seria João Caiano, batendo André Lima por 3-1, numa final disputada e competitiva.
Já pode consultar os resultados completos.

GOBULLING.com SQUASH OPEN 2008
> 1-3 FEVEREIRO 2008, SOLINCA - DRAGÃO, PORTO
> 500 Euros (Prize Money)

O Circuito Nacional 2008 teve a sua primeira etapa no Norte, naquela que foi a segunda prova da época e que decorrou no complexo de squash do Solinca - Estádio do Dragão.
O vencedor da prova da cidade do Porto seria o mesmo do primeiro torneio da época, o inglês radicado em Portugal, Matthew Theodoris, ultrapassando categoricamente todos os seus adversários, perdendo apenas um set em todo o torneio - durante a meia-final contra João Caiano, demonstrando assim o seu excelente momento de forma. Mais uma vez teve André Lima, número um da época transacta e campeão nacional em título, como adversário na final, batendo-o claramente por 3-0. Paulo Pinto foi a surpresa do torneio ao chegar às meias-finais, onde perdeu claramente por 3-0 com André Lima.
O vencedores das Placas foram: Hugo Cabral (A), Zélio Neto (B), Jaime Vieira (C), José Magalhães (D) e José Monteiro (E).
Os resultados completos da prova já podem ser consultados, tendo o Ranking Nacional 2008 sido actualizado em conformidade.

TAÇA OLYMPUS
> 19 JANEIRO 2008
> SOLINCA - DRAGÃO, PORTO

A Federação Nacional de Squash vai organizar dia 19 de Janeiro a Taça Olympus, competição dos escalões sub-11, sub-15, sub-19 e sub-23, em masculinos e femininos. A prova decorrerá no complexo de squash do Solinca no Estádio do Dragão e iniciar-se-á às 10h00 da manhã. Confirmada já a presença de todos os melhores atletas juniores nacionais. De Espanha, principalmente da Galiza, como é habitual, deslocar-se-ão alguns dos actuais campeões nacionais vizinhos, o que dará a este torneio um elevado nível técnico. A Olympus, uma das mais conceituadas marcas mundiais de material fotográfico, patrocina o evento e oferece máquinas digitais de última geração aos vencedores de cada categoria.

TRAJECTÓRIA - OLAIAS SQUASH OPEN 2008
> 11-13 JANEIRO, SQUASH OLAIAS - LISBOA
> 500 Euros (Prize Money)

Teve início no passado fim de semana o circuito 2008 da Federação Nacional de Squash. O 1º Trajectória Olaias Open teve lugar no Squash Olaias e contou com a presença de 64 atletas, sendo de destacar que pela primeira vez, desde há muito tempo, estiveram presentes todos os 18 primeiros colocados do Ranking, o que permitiu uma grande competitividade com jogos marcados pelo equilíbrio e a espectacularidade.
A vitória final sorriu ao Inglês Matthew Theodoris, 3º no ranking 2007, que bateu numa final de alto nível o nº1 André Lima, por 3-1, depois de na meia final ter batido o nº2 João Caiano por 3-0.
A placa A foi ganha por Renato Pascoal, que tinha sido eliminado no quadro principal pelo Mangualdense Rui Cruz, em clara ascensão no ranking. Na final teve a oposição de Alberto Resende, tendo vencido por 2-1. A placa B foi ganha pelo jovem Rui Soares, de apenas 14 anos, que bateu na final António Gomes por 2-1 e a placa C foi ganha por Nelson Pereira, tendo como opositor na final Miguel Estiveira.
Na noite de Sábado realizou-se um jantar que se destinou à entrega dos prémios do ranking 2007, bem como a apresentação das principais actividades previstas para a federação, no ano que agora se inicia.
A federação agradece ao Squash Olaias pela organização desta prova, bem como aos patrocinadores Trajectória-Comércio de Automóveis, Euroclean-Serviços de Limpeza e Hotel Altis Park.
Os resultados completos já estão disponíveis, assim como algumas fotografias da competição.

NOVO CALENDÁRIO DE PROVAS 2008
Estão abertas as candidaturas para a realização do Circuito Nacional 2008 e provas dos Campeonatos Nacionais e Regionais 2008.
As instituições candidatas devem apresentar a sua pre-propositura tendo em consideração a Lista de Requisitos Mínimos estabelecida pela Direcção da FNS.

CAMPEONATO NACIONAL 2007
> André Lima Campeão Nacional 2007!
> 7-9 DEZEMBRO, CASTELO BRANCO
O título de Campão Nacional foi conquistado por André Lima, vencendo na final do torneio de Castelo Branco, realizado no passado fim-de-semana no Hotel Tryp - Colina do Castelo, o seu mais directo rival nacional dos últimos anos, João Caiano.
André Lima vem juntar assim, ao título de N°1 do Ranking Nacional o título de Campeão Nacional, fechando assim o melhor ano da sua carreira competitiva, provando que em 2007 foi o claramente o melhor atleta nacional.
Apesar de afluência, em termos de quantidade, não ter sido de acordo com as melhores expectativas, a qualidade do torneio evento, desde a logística até ao nível competitivo, com muitos jogos cativantes, como o da final, que durou cerca de uma hora e vinte minutos e em que o resultado final, muito imprevisível, ficou em 3-2 para André Lima.
Os resultados completos já estão disponíveis..
.

CAMPENATOS REGIONAIS 2007
> 20-21 OUTUBRO
> OLAIS, LISBOA & JARDINS DA RIA, TORREIRA

Disputaram-se este fim-de-semana os Campeonatos Regionais Absolutos Norte e Sul. Este ano, mais uma vez, os torneios foram muito competitivos, registando-se um equilíbrio geral que tornou as competições muito interessantes.
O campeão regional norte 2007 é o veterano José Aguiar, batendo na final outro veterano, Carlos Mendes, por 3-1. Aliás, dos quatro semi-finalistas, três eram veteranos (os finalistas e Paulo Pinto) e a honra dos não veteranos foi defendida por Carlos Pereira. De salientar as excelentes condições dos courts dos Jardins da Ria, acabadinhos de remodelar!
A Sul, Alfredo Felicidade é o novo campeão regional ao bater, numa final disputada no Squash Olaias, Pedro Dâmaso, por uns categóricos 3-0. Aliás, esse foi o único resultado de Felicidade durante toda a competição, incluindo na meia-final, onde defrontou Duarte Figueiredo. Por seu lado, Pedro Dâmaso chegou a esta final, derrotando Alexandre Martins numa emocionante meia-final, ganha por 3-2.
Já pode consultar os resultados completos destes campeonatos.

DIRECÇÃO FNS COM NOVO ELEMENTO
Desde o mês de Setembro de 2007 que a Direcção da FNS conta com um novo elemento, o Dr. José Soares, em substituição do Dr. Joaquim Cravo.
O Dr. José Soares terá um papel primordial na gestão da promoção, formação e representação nacional junior.

CAMPEONATOS NACIONAIS 2007
VETERANOS E JUNIORES

> 29 SETEMBRO, SOLINCA/DRAGÃO - PORTO

A atribuição dos vários títulos em disput correu sem surpresas. Assim, João Caiano sagrou-se Campeão Nacional Veterano +35, Pedro Ribeiro é o novo Campeão Naiconal de Veteranos +40 e José Aguiar o Campeão Nacional Veteranos +45.
Nos Juniores, Hugo Cabral foi o natural vencedor na categoria Sub.19 e Cláudio Pinto o vencedor da categora Sub.13.
As demais categorias não tiveream participantes suficinetes e os atletas foram integrados nas outras categorias.

CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS
> 13-15 DE JULHO, SOLINCA-DRAGÃO, PORTO
> Campeões Nacionais: ESCOLA DE SQUASH DO PORTO!

Já temos a equipa Campeã Nacional: Escola de Squash do Porto. Vencendo todos os encontros do torneio, esta equipa, constituida por José Souto, Matthew Theodoris, Paulo Pinto, Zélio Neto, Francisco Lupi e Christoph Lopes, foi um justo vencedor da competição deste ano. Em breve poderemos apresentar os resultados completos da competição realizada nas excelentes instalações do complexo Solinca - Dragão, na cidade do Porto.

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS
PARA  ATLETAS FEDERADO
S
Todos os atletas de squash federados passam a beneficiar do seguro de acidentes pessoais da VICTORIA SEGUROS, para todas as provas oficiais da época 2007 (Circuito Nacional e Circuitos Regionais e Campeonatos Nacionais e Regionais).
Além disso, esta parceria permite aos atletas federados obter condições especiais na contratação de qualquer outro tipo seguro do portfolio da VICTORIA SEGUROS.
Mais informações aqui.

VALORES DAS FILIAÇÕES ANUAIS
> FILIAÇÕES INCLUEM SEGURO!
Os valores das filiações foram actualizados. Assim, o valor da filiação anual passa a ser de 25€, valor esse que já inclui seguro desportivo para as provas do Circuito Nacional FNS, para todos os Campeonatos Nacionais (Absolutos, Femininos, Veteranos e Juniores) e Campeonatos Regionais e para as provas dos Circuitos Regionais.
Para as outras actividades da FNS, os atletas serão obrigados, quando não apresentarem comprovativo legal de já possuirem um seguro desportivo nos moldes definidos na Lei Base do Desporto, a fazer um seguro no valor de 2,50€ por evento.
Os atletas até 18 anos (inclusivé), terão um desconto de 5€ no valor da filiação anual.
Os eventos dos Circuitos da FNS (bem como outras actividades da responsabilidade da FNS) poderão ter a participação de atletas não filiados. Estes atletas sofrerão uma taxa de penalização de 50% no valor da inscrição nos referidos eventos, além de serem obrigados, quando não apresentarem comprovativo legal de já possuirem um seguro desportivo nos moldes definidos na Lei Base do Desporto, a fazer um seguro no valor de 2,50€ por evento. Adicionalmente, estes atletas não filiados não receberão pontos para os Rankings FNS.